sexta-feira, novembro 06, 2015

Bairro da Granja Guarani e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


Sociedade civil organizada, comunitários e autoridades públicas participam das decisões para o Plano que pode virar Lei
Teresópolis recebeu nesta terça (3), no Teatro da Prefeitura, uma oficina comunitária voltada para a construção do seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Participaram e apresentaram propostas para a destinação do lixo no município, representantes de associações de moradores, do centro urbano e da zona rural, associações empresariais e de produtores rurais.
Obrigatório para todas as cidades brasileiras a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população está sendo consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.
“O plano engloba sete fases. Estamos na terceira etapa e acreditamos que até o final do mês de dezembro tenhamos todos esses produtos prontos. A população vai ter acesso ao trabalho final, além disso, haverá uma audiência pública para aprovação final. O nosso objetivo é ter um documento que retrate o que a população pensa com relação a essas questões”, complementou o subsecretário e coordenador da equipe técnica, Leandro Coutinho.
Para os integrantes da AMAGG – Associação de Moradores da Granja Guarani, Armindo Coelho (presidente) e Leonardo Calazans (diretor), esse processo é fundamental para se cobrar, no futuro, as ações tão necessárias para a cidade, em especial naquele bairro onde, segundo eles, “começa o rio que corta a cidade os problemas com o lixo”.
Representantes da Secretaria Estadual do Ambiente também participaram das oficinas realizadas pelos técnicos da Alto Uruguai - Soluções Ambientais desde junho, quando os esforços se iniciaram para a confecção do Plano realizado com recursos da agência do CEIVAP, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que é presidido pelo Secretário Estadual do Ambiente, André Corrêa, que tem forte atuação na região serrana, em especial na cidade de Teresópolis.
TEXTO:Campanha legais
FOTO2: Magal Lercy 

Um comentário:

  1. Anônimo29.11.15

    uma obs eu raramente vejo fotos do magal eu o vejo pra baicho e pra sima trabalhando pra melhorias do bairro e nunca vi um agradecimento ao diretor magal pelo trabalho dele perdao por me meter mas valorizao pouco um morador ezemplar como ele ainda a tempo corrijao este erro abraços a toda diretoria ass

    ResponderExcluir