segunda-feira, julho 06, 2015

Prefeitura vacinou cães e gatos contra raiva no bairro da Granja Guarani


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. 
“A vacinação é extremamente importante, uma vez que a raiva não tem cura e pode ser transmitida ao homem. Por isso, é necessário que cães e gatos a partir dos quatro meses de idade sejam imunizados. Para proteger a população.
A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento permanente para vacinação animal gratuita no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A raiva


A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando o animal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário