quarta-feira, setembro 03, 2014

PSF DA GRANJA GUARANI VAI REALIZAR MUTIRÃO PARA CADASTRAMENTO NO CARTÃO SUS

O PSF Moacyr da Costa Carvalho vai desenvolver nesta sexta-feira (05/09), na Granja Guarani, um mutirão para cadastramento dos moradores que ainda não estão devidamente cadastrados no SUS – Sistema Único de Saúde. A iniciativa tem apoio da AMAGG – Associação dos Moradores e Amigos da Granja Guarani.
Com o Cartão do SUS o usuário do sistema recebe um número que  deverá ser preenchido em todos os processos ambulatoriais de pessoas que usam o Sistema Único de Saúde e até mesmo por aqueles que possuem plano de saúde. O Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão do SUS, agora deve ser apresentado obrigatoriamente por quem vai se submeter a consultas, cirurgias e exames.
O cartão deve ser usado para todos os procedimentos de saúde da rede pública. De acordo com Portaria publicada pelo Ministério da Saúde (nº 763), todo e qualquer cidadão deverá portar o cartão do SUS. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como objetivo a criação de um cadastro nacional da saúde. Em todos os atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o cartão será requerido, por isso não se esqueça de tê-lo em um local seguro, segundo explicaram os zelosos funcionários do PSF da Granja Guarani.

Segundo a diretora da AMAGG, Geizilaine Costa, a importância do Cartão do SUS é a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. "Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação", explicou ela.

CAMINHADAS
O PSF da Granja Guarani informa que continua realizando toda terça e quinta-feira o “Projeto  Caminhando pela Vida”. Através de exercícios físicos moderados e devidamente acompanhados pelos servidores da saúde do bairro, o PSF pretende com esse projeto dar mais qualidade de vida aos moradores da Granja Guarani, onde não faltam locais propícios para as caminhadas que muito ajudam no condicionamento físico dos moradores.

Cesar Rodrigues

Jornalista-Colaborador da AMAGG

Nenhum comentário:

Postar um comentário