quarta-feira, agosto 06, 2014

ATENÇÃO A TODOS 0S MORADORES!!

Apresentação do Cartão do SUS em atendimentos passa a ser obrigatória
O número do cartão deverá ser preenchido em processos ambulatoriais de pessoas que usam o Sistema Único de Saúde e até mesmo para aqueles que possuem plano de saúde


O Cartão Nacional de Saúde, conhecido como Cartão do SUS, agora deve ser apresentado obrigatoriamente por quem vai se submeter a consultas, cirurgias e exames. 

O cartão deve ser usado para todos os procedimentos de saúde da rede pública. De acordo com Portaria publicada pelo Ministério da Saúde (nº 763), todo e qualquer cidadão deverá portar o cartão do SUS.

A medida é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como objetivo a criação de um cadastro nacional da saúde. Em todos os atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o cartão será requerido, por isso não se esqueça de tê-lo em um local seguro. 

Segundo ,a Diretora da AMAGG Geizilaine Costa, a importância do Cartão do SUS é a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. "Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação", explica.

O aposentado Ronan José sempre portou seu Cartão do SUS na carteira, e agora que ele se tornou obrigatório em consultas, cirurgias e exames, ele diz que não pretende mais retirá-lo de lá. 

Não tenho o Cartão SUS, como posso fazer?

Basta ir até ao Posto de Saude da Varzea de segunda a sexta-feira (de 7h às 11h e de 12h às 16h) e apresentar o documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço. 

Existe um prazo limite para que eu faça meu Cartão do SUS?
O cartão vem sendo implantando de maneira gradual, para alguns procedimentos ele já é exigido há mais de um ano. Desde o dia 01/03/2012, o número do cartão passou a ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares.
Fiz o meu cartão e o perdi, e agora?

Em casos de perda, basta procurar a AMAGG ou o Posto, para pegar a 2ª via de seu cartão

Nenhum comentário:

Postar um comentário