domingo, junho 15, 2014

PADRÃO ÁGUIAS REALIZA AÇÃO AMBIENTAL NA PEDREIRA

A Organização dos Águias alavanca mais um importante trabalho em prol da qualidade de vida das comunidades. No último domingo, 15 junho/2014 uma equipe composta de Expedicionistas e Apoiadores Técnicos na área ambiental esteve no Bairro da Pedreira, na Granja Guarani para a realização de ação de retirada de resíduos descartados inadequadamente pelos moradores.
A Ação faz parte das estratégias do Projeto Nascentes da Serra desenvolvido pela Instituição, que tem como foco principal a mobilização das comunidades para a sensibilização das pessoas com vistas assegurarem à integridade da qualidade e correta distribuição da água.
O Bairro da Pedreira está situado em área da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde a ocupação desordenada e mal planejada ganhou expansão nos últimos anos. Inúmeros problemas estruturais são facilmente encontrados ao longo do trecho da Alameda Arnaldo Guinle.
Em toda a extensão da via pública são depositados lixo de todas as espécies (fraldas, plásticos, embalagens de óleo automotor, medicamentos, garrafas, isopor, latas, restos de veículos, entulhos, borrachas, garrafas pet, tecidos, sofás, e lixos domésticos em geral), acelerando potenciais dificuldades na comunidade.
Um dos pontos mais importantes destacados por alguns moradores é a prática de queima dos resíduos depositados em áreas próximas à floresta limítrofe à Unidade de Conservação, ameaçando à integridade da rica formação florestal da mata atlântica. Outro agravante é o depósito de lixo nas proximidades das diversas nascentes da região.
A equipe dos Águias ficou surpresa pela quantidade de lixo encontrada ao longo do Bairro, o que em poucas horas encheu um caminhão, com quase uma tonelada de lixo espalhado em todos os locais. Como não bastasse o grande volume dos problemas outra situação que chamou a atenção da equipe foi o grande número de cães criados à solta se transformando em verdadeiros vetores ao espalharem e se alimentarem de lixo. Na nossa cultura os cães tem uma proximidade muito grande com os humanos o que, consequentemente colabora para a proliferação de doenças.
Os Águias conversaram com os Moradores sobre a necessidade de se concentrar esforços no cotidiano para se organizarem para a sensibilização e entendimento da qualidade de vida. Com atitudes simples na participação de todos, o modo de vida pode ser melhorado e consequentemente o Bairro será um exemplo a ser seguido.
O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, que comandou a ação, enfatiza que a proposta do Projeto Nascentes da Serra parte do princípio de que as comunidades se envolvam para a gestão correta do uso dos recursos hídricos, assegurando-lhes à quantidade e qualidade da água. Não se pode garantir a qualidade de um recurso hídrico se não garantirmos à tomada de atitudes, especialmente no tratamento adequado do lixo e do esgoto.
Após a ação de retirada dos resíduos e a conversa com Moradores a equipe se reuniu no bairro e organizou um rico debate pedindo a participação e intervenção dos poderes constituídos para a efetividade dos trabalhos, especialmente clamando à Prefeitura Municipal de Teresópolis e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos para a concentração de responsabilidades no que tange a atenção e ao acesso das condições mínimas de atendimento humano à população e na responsabilização dos moradores, representado pela Associação de Moradores para o respeito pelo próprio bairro em que residem.
Parabéns a toda equipe dos Águias que, mais uma vez dá exemplo de cidadania e de responsabilidade com o Planeta.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) - FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário