domingo, março 16, 2014

AÇÃO CULTURAL MARCA INÍCIO OFICIAL DO RESTAURO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


Nós, da AMAGG - Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, sentimo-nos neste momento ao mesmo tempo felizes e honrados com o desfecho que está tomando a luta que travamos há mais de 10 anos pela restauração do Quiosque das Lendas. 
Ontem, uma grande ação cultural no nosso Mirante marcou oficialmente a municipalização da área de 1.800 metros quadrados onde estão o patrimônio e seu entorno. 
O secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, paralelamente, apresentou um projeto do Polo Cultural da Granja Guarani. Trata-se de uma bela estrutura que, anexa ao Quiosque das Lendas, irá oferecer cursos culturais para a comunidade do bairro (artesanato, teatro, dança, leitura, entre outros). 
A mesma estrutura vai abrigar uma sede administrativa do local, o que garantirá ao Mirante da Granja Guarani uma presença física constante do Poder Público no patrimônio tombado. Comemoramos este fato porque isso significa que o Quiosque das Lendas, além de palco de atividades culturais, ganhará segurança permanente, o que evitará novas ações de vândalos no local. 
A associação também ficou imensamente feliz com pessoas de fortes ligações culturais que abraçaram nossa causa e ajudaram a dar visibilidade à esta luta. Além da parceria institucional do secretário Wanderley, nos últimos meses, entre outros, tivemos apoio declarado do fenomenal cartunista, chargista e jornalista Ziraldo e de Marcia Martins. Essa parceria cultural com Ziraldo, seguramente um dos principais ícones da cultura nacional, e também defensor ferrenho da redemocratização do país nos anos de chumbo da ditadura, esperamos, irá render novos frutos em defesa da qualidade de vida e inserção social da comunidade da Granja Guarani.  
A persistente luta da AMAGG que, além do Quiosque das Lendas é incansável também na reivindicação pela revitalização do Lago Iacy, conseguiu unir até mesmo correntes políticas divergentes no município. Esse é o nosso objetivo, promover o comprometimento de todos em favor do bem comum, em favor da cultura e em favor da preservação dos monumentos turísticos de nossa cidade.

Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG
Fotos: Magal Lercy
            Roberto Ferreira
            Leonardo Bittencourt

CONFIRA ABAIXO MAS FOTOS DESSE DIA HISTÓRICO PARA A COMUNIDADE DA GRANJA GUARANI E PARA TERESÓPOLIS:







































    

Nenhum comentário:

Postar um comentário