terça-feira, março 18, 2014

BAMBAS DA SERRA E GRANJA GUARANI PREPARAM FESTA PARA LANÇAMENTO DO ENREDO DO CARNAVAL 2015

Está confirmado: a partir de abril a Granja Guarani vai se tornar a "Morada do Samba" de Teresópolis. No dia 29 do mês que vem o Grêmio recreativo Escola de Samba - Gres Bambas da Serra, atual campeã do Carnaval de Teresópolis, lança oficialmente o seu enredo para 2015. A Granja Guarani será homenageada pela escola e o tema do enredo vai ser divulgado com uma grande feijoada comunitária, na praça do Largo do Machadinho. Os detalhes foram acertados em reunião realizada na noite de ontem entre a direção da AMAGG - Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e o presidente da Bambas, Bira Fernandes.
O lançamento do enredo vai acontecer junto com uma apresentação de ritmistas e passistas da escola. A previsão é que o lançamento do enedo reúna mais de 200 pessoas. Em junho, de acordo com Bira, haverá outro evento surpresa do samba na Granja Guarani. O assunto está sendo tratado com sigilo, mas, há a possibilidade da bateria e passistas de uma grande escola do Rio de Janeiro abrilhantar a união da Bambas com a Granja Guarani, visando o tri-campeonato da escola.
A Bambas da Serra decidiu que vai contar a história do bairro no final do ano passado. Segundo o presidente da escola, o que motivou a escolha foi a rica história cultural da Granja Guarani, aliada à luta da AMAGG pela preservação da identidade do bairro e ainda a revitalização de seus pontos turísticos, como o Quiosque das Lendas e o Lago Iacy. 
"Acompanhamos essa apaixonante luta da AMAGG pelo bairro e, ficamos encantados com todo o vigor da comunidade na defesa dos seus direitos e da sua identidade. Além disso, a Granja Guarani tem uma história riquíssima em detalhes que envolve desde a família Guinle, uma das mais poderosas do país na primeira metade do século passado, até mesmo o clássico romance de José de Alencar, "O Guarani", que emprestou seu nome ao bairro. Olha que enredo espetacular, quando se une tudo isso à formidável atuação da associação do bairro nos dias atuais", explicou Bira Fernandes.   
Para ajudar na elaboração do enredo, A AMAGG vai disponibilizar todo seu acervo documental da entidade e do bairro. Segundo Armindo Coelho, presidente da associação, "há muito material também para ser pesquisado em nosso blog que, há anos já vem registrando a memória do bairro. Até mesmo a série de crônicas "Os Indiozinhos da Granja Guarani", do jornalista Cesar Rodrigues, disponível no blog e que conta o cotidiano dos meninos e meninas do bairro, entre os anos 60 e 80, é riquíssima em detalhes é será muito útil nesta fase de pesquisa. Nosso bairro está orgulhoso por sua história e nossa luta irem agora parar na passarela do samba".

Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Foto:Jeferson Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário