sexta-feira, fevereiro 14, 2014

AMAGG Participa Plano de Saneamento Básico de Teresópolis.


Na manhã da quinta-feira (13/2) aconteceu, no Teatro da Prefeitura, a primeira oficina de trabalho para elaboração do Plano de Saneamento Básico de Teresópolis.

Fundamentado em legislação pertinente à área do Saneamento Ambiental – principalmente a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007) e o Decreto que a regulamenta (Decreto nº 7.217/2010) –, o PMSB é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos nas áreas de tratamento e distribuição de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana

Presentes, vários líderes comunitários, integrantes de movimentos sociais e acadêmicos, gestores públicos, universitários, conselheiros municipais, representantes do Ministério Público Estadual, da Agenda 21 e do Comitê Piabanha.

Durante a oficina, equipe do consórcio Encibra-Paralela I, contratado pelo Governo do Estado e responsável pela criação do plano, apresentou as etapas de elaboração do documento, que se encontra na fase de mobilização social. Ou seja, a população é convocada a participar de todo o processo, apontando prioridades e problemas dos bairros relacionados à água, esgoto e drenagem urbana.

O consórcio também é responsável pela elaboração do Plano de Saneamento Básico de mais cinco cidades que fazem parte da Bacia do Piabanha: Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sapucaia.

O engenheiro Alceu de Castro Galvão Júnior, do Consórcio, alertou que, sem o plano, o município não poderá receber recursos da União. “O plano é a pedra básica para um ciclo de investimentos em saneamento básico. Sem ele, o município não terá acesso a recursos da União, não poderá alocar investimentos, nem universalizar o serviço.

A promotora de Justiça Anaíza Malhardes, do Ministério Público Estadual, fez questão de destacar que é fundamental que a população participe e dê a sua contribuição.

“A participação social é imprescindível, temos que fomentar as informações para que o consórcio possa trabalhar e formatar o plano. Agora é a hora de a sociedade participar. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar juntos, porque Teresópolis merece”- disse Anaíza.

O subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, que é coordenador do grupo técnico de acompanhamento, salientou que o município está saindo da inércia na questão do esgotamento sanitário.

“Esse plano vai tratar especificamente do tratamento e distribuição de água, tratamento de esgoto e da drenagem, que é muito importante. Pretendemos também eliminar alguns bolsões de cheias que ainda existem no município em época de chuva forte, com uma drenagem eficaz a partir desse estudo que está sendo feito”- disse Leandro.


Foi disponibilizado o e-mail prsb.piabanha@gmail.com para que a população possa dar contribuições e fazer questionamentos nos próximos 30 dias desta fase de levantamento de dados dos bairros. Também foi informado que se encontra em processo de criação um blog para que a sociedade acompanhe todo o trabalho.

"Estive lá participando pois fui convidado como participante da AGENDA 21 e por estar Presidente da AMAGG, ouvi atentamente todos os comentários, da mesa e depois do engenheiro das firmas que ganharam o covênio.
Tudo muito bonito, vamos levantar isto, levantar aquilo, queremos o apoio das lideranças para nos ajudar a traçar, o PLANO DE SANEAMENTO DE TERESOPOLIS, até ai tudo bem ai vieram as intevençoes da platéia, ouvi atentamente tudo, me segurando para não tumultar ma festa, mas não suportei e pedi o microfone, e fiz a seguinte perganta e erxclamação. Sr. engenheiro, queria saber do sr. se este plano feito, e aprovado pela Camara dos Vereadores, o prefeito terá o poder manobrar a verba direcionada, no orçamento municipal para o saneamento e a contra partida do governo estadual e federal, pois vou lhes informar como exemplo nós da Granja Guarani estamos pedindo esmolas para podermos comprar manilhas para aguas pluviais para duas ruas pois a propria PMT, disse que pode rasgar a rua mas não tem verba para compra das manilhas, e já estou chatreaqdo de tanto procurar o MP, pela incompetência da administração da PMT, o engenheiro respondeu por meias palavras até porque estava na casa rosa e esta trabalhando para o prefeitura, não fiquei satisfeito com a resposta, mas sou osso duro de roer, vou continuar trabalhando, até um pouco mais, pois já comecei a levantar tudo que posso de mazelas para colocar nesse blog, que pediram mas com cópias para depois apresentar aqui no nosso BLOG."Disse o Presidente da AMAGG Armindo Coelho

Fonte http://badarts.blogspot.com.br/



PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE TERESÓPOLIS por badarts no Videolog.tv.

Um comentário:

  1. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG14.2.14

    Estive lá participando pois fui convidado como participante da AGENDA 21 e por estar Presidente da AMAGG, ouvi atentamente todos os comentários, da mesa e depois do engenheiro das firmas que ganharam o covênio.
    Tudo muito bonito, vamos levantar isto, levantar aquilo, queremos o apoio das lideranças para nos ajudar a traçar, o PLANO DE SANEAMENTO DE TERESOPOLIS, até ai tudo bem ai vieram as intevençoes da platéia, ouvi atentamente tudo, me segurando para não tumultar ma festa, mas não suportei e pedi o microfone, e fiz a seguinte perganta e erxclamação. Sr. engenheiro, queria saber do sr. se este plano feito, e aprovado pela Camara dos Vereadores, o prefeito terá o poder manobrar a verba direcionada, no orçamento municipal para o saneamento e a contra partida do governo estadual e federal, pois vou lhes informar como exemplo nós da Granja Guarani estamos pedindo esmolas para podermos comprar manilhas para aguas pluviais para duas ruas pois a propria PMT, disse que pode rasgar a rua mas não tem verba para compra das manilhas, e já estou chatreaqdo de tanto procurar o MP, pela incompetência da administração da PMT, o engenheiro respondeu por meias palavras até porque estava na casa rosa e esta trabalhando para o prefeitura, não fiquei satisfeito com a resposta, mas sou osso duro de roer, vou continuar trabalhando, até um pouco mais, pois já comecei a levantar tudo que posso de mazelas para colocar nesse blog, que pediram mas com cópias para depois apresentar aqui no nosso BLOG.

    ResponderExcluir