terça-feira, fevereiro 11, 2014

AGORA É OFICIAL: PMT CONSEGUE MUNICIPALIZAÇÃO DA ÁREA DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI

Excelente Notícia para toda a comunidade da Granja Guarani e, por extensão, para todos os teresopolitanos. Finalmente e oficialmente está municipalizada a área do Quiosque das Lendas, o nome oficial do Mirante da Granja Guarani, também denominado pelos moradores do bairro como Carramanchão.
A informação foi repassada pelo secretário municipal da Cultura, Wanderley Peres. Agora, de posse do RGI do imóvel, de acordo com o secretário, duas providências imediatas serão tomadas: Nos próximos dias a PMT vai fazer uma nova limpeza e vai cercar a área do mirante e seu entorno; e, na próxima semana, o secretário já tem reunião agendada no Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural para tratar do processo em si de restauração do Mirante.
Ainda segundo Wanderley Peres, além da recuperação do monumento, o Mirante terá anexada um Centro Administrativo, assunto que já será tratado neste primeiro encontro com a direção do Inepac. Isso significa dizer que uma estrutura para viabilização da vigilância 24 horas do quiosque será montada no próprio local e, mais ainda, o Mirante ganhará também alguns anexos, obviamente, para atividades culturais.
O plano do secretário é ir um pouco mais além, com o Quiosque das Lendas recebendo no seu entorno um destacado trabalho de ajardinamento. Enfim, uma importante etapa está sendo vencida para a concretização do sonho de todos os teresopolitanos de ver devidamente restaurado um dos principais pontos turísticos do município.
Vale lembrar, o Quiosque das Lendas é uma construção finalizada provavelmente no ano de 1929, de acordo com registro de data no próprio monumento, pintado à mão pelo fenomenal artista lusitano Jorge Colaço, autor da estupenda decoração nos azulejos da construção. O Carramanchão foi erguido a mando da família Guinle, detentora da posse das terras que formavam a Granja Guarani, na primeira metade do século passado.
Erguido em estilo neo colonial, o mirante conta nas suas laterais e no seu interior com as gravuras de Colaço, com fortes traços de azul sobre branco, que ilustram quatro lendas indígenas “O dilúvio”; “O anhangá e o caçador”; “A moça que saiu para procurar marido”; e “Como apareceu a noite”.
A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani agradece o empenho dos poderes Executivo Legiuslativo e Judiciário que sempre se mostraram parceiros na luta da comunidade do bairro pela restauração do mirante. Um agradecimento especial ao secretário de Cultura Wanderley Peres e à promotora Anaíza Malhardes que, a exemplo da AMAGG, sempre acreditaram ser possível a vitória nesta luta. Agora contamos com a continuação da determinação do prefeito Arlei Rosa e da direção do Inepac para que o processo final do restauro do monumento seja concluído.

"Como presidente desta grandiosa entidade que é a AMAGG, quero agradecer algumas pessoas que são os padrinhos oficiais deste empreendimento,começando pela Sra.Carmem Chaoubet, Sr.Cesar Rodrigues, Diretor Leonardo Calazans, Diretor Magal, Sr. Ricardo Raposo, Deputado André Correia, e nosso secretário de cultura Sr. Wanderley Peres. Esses heróis fizeram acontecer e hoje o feto já esta respirando. Se por acaso esqueci algum nome que me desculpe, mas estes estão no dia a dia, brigando por isto. 
A Comunidade da Granja Guarani, através da AMAGG,agradece a todos de coração", destacou o presidente da AMAGG, Armindo Coelho.
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG

2 comentários:

  1. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG11.2.14

    Como presidente desta Grandiosa entidade que é a AMAGG, quero agradecer algumas pessoas que são os padrinhos oficiais deste empreendimento,começando pela sra.Carmem Chaoubet, sr.Cesar Rodrigues, diretor Leonardo Calazans, Diretor Magal, sr. Ricardo Raposo,deputado André Correia, e nosso secretário de cultura sr. Wanderlei Peres, esess hérois fizeram acontecer e hoje o feto já esta respirando, se por acaso esqueci algum nome que me desculpe, mas estes estão no dia a dia, brigando por isto.
    A Comunidade da Granja Guarani através da AMAGG, AGRADECE E CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Não agradeça amigo, nós é que agradecemos ter pessoas tão valorosas como vcs dando esse belo exemplo para outras comunidades!

    ResponderExcluir