quinta-feira, novembro 28, 2013

2013: UM ANO MARCANTE PARA A AMAGG E A GRANJA GUARANI

O ano de 2013 está mesmo sendo sensacional e de muita produtividade para a AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani. E, neste momento singular, toda a diretoria e colaboradores da associação estão imensamente felizes com a colheita dos frutos de um árduo trabalho na defesa dos interesses políticos, sociais e culturais do nosso bairro. Depois de chamarmos a atenção de todas as esferas do Poder Público para nossos problemas estruturais e, mais ainda, para a necessidade da preservação da nossa identidade cultural, através da restauração do Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani), uma luta pessoal da AMAGG de mais de 10 anos, o ano que está se encerrando nos reservou o feliz convite de uma das maiores escolas de Samba de Teresópolis, a Bambas da Serra, para que sejamos o enredo da atual campeã do nosso carnaval, no desfile de 2015.
Foi realmente um ano muito produtivo. Além do Mirante da Granja Guarani a solução para a revitalização do Lago Iacy  foi deflagrada, também após termos mobilizado a opinião pública para a sensibilização da prefeitura. O lago foi desassoreado e limpo, e voltará a ter o seu aspecto original tão logo problemas burocráticos envolvendo a licitação da obra sejam superados. Estamos atentos e vamos continuar cobrando. 
Paralelamente, estamos articulando para viabilizar a concretização do sonho da construção da sede da AMAGG. Recentemente, no Legislativo, além de obtermos o reconhecimento oficial pelo trabalho do nosso querido amigo Alfredo Jara, o eterno professor da escolinha de futebol União F.C., conseguimos, com o apoio do presidente da Casa, Maurício Lopes, a aprovação do título de Utilidade Pública para a AMAGG que, em um futuro próximo, vai nos auxiliar a ampliar ainda mais nossos projetos sociais. 
Hoje à noite, a diretoria da AMAGG tem reunião marcada com a direção do SESC. A partir desse encontro, poderemos alinhavar ações conjuntas com essa que é uma das maiores organizações sócio-educacionais do país e que, certamente, serão de imenso valor para as comunidades da Granja guarani, Pedreira e bairros vizinhos.  
Em 2013 o trabalho da associação e o nosso bairro foi alvo de inúmeros estudos universitários. Recebemos, com muita satisfação, alunos do nível superior da FESO, da UERJ e UFERJ, além da importante visita dos universitários da Universidade de Humboldt, da Alemanha. Aguçamos o olhar universitário exatamente por causa do nosso trabalho comunitário de apoio aos mais necessitados e de resgate de importantes pontos culturais e turísticos do município.
Ainda neste ano iniciamos outro trabalho de resgate da memória do nosso bairro, através da série de crônicas contando a saga dos “Indiozinhos da Granja Guarani”. Elas relatam o cotidiano do bairro sob a ótica dos meninos e meninas da nossa comunidade, tendo como pano de fundo os anos entre 1960 e 1980. As histórias, que ainda não se encerraram e estão a disposição do público no blog da AMAGG (www.granjaguaraniiluminada.blogspot.com) muito provavelmente serão editadas em livro.

Cesar Rodrigues
Jornalista-colaborador da AMAGG 

Um comentário:

  1. Anônimo30.11.13

    todo bom trabalho feito com responsabilidade e muito carinho e dedicação da nisso mas do que merecido..

    ResponderExcluir