terça-feira, outubro 01, 2013

Fotos tiradas por crianças mostram cotidiano da comunidade da Granja Guarani!

  Esta mostra busca desvelar a singularidade do cotidiano do Largo do Machadinho e Pedreira, comunidades populares da Granja Guarani, através do olhar de seus próprios moradores, adolescentes que ao longo de 2008 fotografaram o dia-a-dia do bairro, com o intuito de compartilhar com o público, além de suas fronteiras físicas e simbólicas, um pouco do espírito da vida comunitária, solidária e alegre. 

As lentes dos jovens-fotógrafos nos brindam com sorrisos espontâneos, largos e generosos dos moradores, desvelando a felicidade na simplicidade. Presenteiam-nos também com belas paisagens da natureza exuberante da cidade, afagando nosso olhar, para o deleite da alma. 

O trabalho fotográfico decorre do projeto de inclusão visual desenvolvido no âmbito de minha pesquisa de mestrado, que resultou na dissertação Sociedade de Consumo a partir da Fotografia Participativa: olhares da adolescência das comunidades populares Largo do Machadinho e Pedreira, Granja Guarani, Teresópolis, RJ, defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS, Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
O projeto pretende contribuir para a construção de uma representação social positiva dos moradores de comunidades populares, propondo um novo diálogo com a sociedade local, mediado pela fotografia, em prol de um mundo sem exclusão e com respeito à alteridade.
Michelle Glória
Pesquisadora-fotógrafa
Fotógrafos Mirins,Dudu Rivera,Flávia Alves,Gabriela Pires,Iago de Souza,Karina Neves,Nayara Jesus,Patrick Neves,Rafael Siqueira,Tatiana Souza,Thaís Cardoso.







Este Mês de Outubro uma exposição com todas as fotos serão exibidas sem local definido,com a presença da Fotografa Internacional Michelle Gloria!! 

Para ver mais fotos click aqui:https://plus.google.com/u/0/102445730115121624442/posts

5 comentários:

  1. Mauriceia Costa1.10.13

    AMAGG fazendo a diferença e mais uma vez mostrando a singular associação de bairro!!

    ResponderExcluir
  2. Vera Eleonora Kaufmann Kocerginsky1.10.13

    lindo isso.! parabéns a AMAGG, que realmente AGE por seu bairro e habitantes.

    ResponderExcluir
  3. Jaqueline Rodrigues1.10.13

    LEGAL! GOSTEI!

    ResponderExcluir
  4. Roberto Ferreira Fotografo PMT1.10.13

    Com prazer , e pode contar comigo no que precisar. grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Miguel Angelo1.10.13

    Isto, verdadeiramente é arte. Parabéns, amigos!!!!!

    ResponderExcluir