sexta-feira, agosto 09, 2013

UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E ALEMÃS CONCLUEM TRABALHO AMBIENTAL NA GRANJA GUARANI

O grupo de 10 alunas universitárias da Faculdade de Antropologia (cinco da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e cinco alemãs, da Universidade de Humboldt, de Berlim) concluiu na noite de ontem o estudo de campo que estavam desenvolvendo junto à comunidade da Granja Guarani. O trabalho que tem como tema central a preservação ambiental e a vida comunitária será, agora, alvo de exposição nas duas Instituições de Ensino Superior. A conclusão da tarefa dos alunos ocorreu com uma palestra sobre o tema direcionada a cerca de 30 moradores do bairro, que aconteceu na Capela Católica do Largo do Machadinho.
Durante o dia de ontem as universitárias visitaram vários locais do bairro, acompanhadas de diretores da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani. As alunas caminharam pelas edificações da comunidade e conheceram, também, a parte alta do bairro onde ainda há muita área verde preservada. As estudantes também ficaram positivamente impressionadas com o Lago Iacy e falaram que torcem muito para que a revitalização do ponto turístico ocorra o mais rápido possível.
Depois, à noite, durante a palestra, as alunas falaram da importância da preservação ambiental do que ainda resta da Mata Atlântica no bairro, incentivando ações que coíbam invasões irregulares em áreas verdes. Também falaram ser fundamental que a comunidade tenha acesso pleno ao saneamento básico, bem como a importância das ações dos próprios moradores colaborando com o meio ambiente, por exemplo, dando destinação
correta aos resíduos e não jogando lixo nos cursos de água.

A direção da AMAGG avaliou como excelente o trabalho universitário no bairro. O presidente da Associação disse que a entidade procura sempre desenvolver ações ambientalmente corretas, orientando a comunidade. Mas, Armindo Coelho destacou que também moradores com melhor posição financeira que residem na parte alta do bairro, nem sempre agem desta forma e são os primeiros a lançar poluentes no Rio Paquequer.

Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG
Fotos: Magal Lercy

---------------------------------------------------------------------------------------------

CONFIRA ABAIXO MAIS FOTOS DO EVENTO




Um comentário: