quarta-feira, agosto 07, 2013

TRABALHO DA AMAGG NA GRANJA GUARANI SERÁ TEMA DE DEBATE AMBIENTAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E ALEMÃES.

A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani recebeu, ontem, a visita de um grupo de 10 alunos universitários. Cinco eram alemães, estudantes da Universidade Humboldt, de Berlim, e os demais alunos da UFRRJ – Universidade federal rural do Rio de Janeiro. Os universitários voltarão à comunidade da Granja Guarani, amanhã, para o desenvolvimento de um trabalho de campo ligado a preservação do Meio Ambiente e percepção social.
Os alunos foram encaminhados ao bairro por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atraídos pelo intenso trabalho realizado no bairro nas áreas de preservação ambiental, turística e cultural pela AMAGG. Ontem, no primeiro dia de visita à Granja Guarani, os universitários foram recepcionados no Quiosque das Lendas pelo presidente da AMAGG, Armindo Coelho e pelo diretor de Obras da entidade, Magal Lercy.  
No Mirante da Granja Guarani eles receberam informações sobre a importância do monumento enquanto ponto turístico e sua identidade cultural com o bairro. Também tomaram conhecimento do processo em curso de recuperação do monumento, desencadeado pela Prefeitura e Inepac, em atendimento à uma determinação judicial.
Amanhã, os universitários brasileiros e alemães vão promover uma oficina sobre meio ambiente na Granja Guarani, a partir das 19h00 na Capela Católica do Largo do Machadinho. Para tanto, durante o dia, os alunos irão fazer uma visita mais detalhada ao bairro, tomando conhecimento do trabalho da AMAGG se refere à preservação ambiental.
A diretoria da AMAGG, entre outros pontos, levará os estudantes para conhecer alguns cursos de água da Granja Guarani, o Lago Iacy, e ainda os muitos bosques que rodeiam o bairro e que integram o importante resquício de Mata Atlântica ainda existente na cidade, com forte ligação com a área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A observação in loco da exuberância da natureza do bairro será importante para a palestra ambiental que acontecerá no período noturno, fechando o ciclo de estudos dos universitários brasileiros e alemães no bairro.
Cesar Rodrigues

Jornalista – Colaborador da AMAGG

Um comentário:

  1. Anônimo8.8.13

    Isso é o reconhecimento de um trabalho feito nos últimos meses em nosso bairro, nossa Granja está famosa no Brasil e agora no Exterior... abraço a todos

    ResponderExcluir