sexta-feira, agosto 16, 2013

OBRA NO MIRANTE DA GRANJA GUARANI REVELA O QUE PODE SER A DATA PRECISA DA INAUGURAÇÃO DO QUIOSQUE DAS LENDAS

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através de ação conjunta das secretarias de Obras e Cultura, intensificou os trabalhos de preparação da área do entorno do Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani). Este é um trabalho prévio que antecede a recuperação artística do monumento tombado pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. 
Durante mais esse trabalho de limpeza no carramanchão, o fotógrafo Magal Lercy, que também é diretor de
Obras da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani fez duas descobertas interessantes: uma revela a data integral do que sugere ser o dia da inauguração do monumento, inclusive com a assinatura do renomado pintor português Jorge Colaço; e a outra, um intrigante buraco no chão próximo ao Mirante, ao que tudo indica devidamente revestido com pedras.
A diretoria da AMAGG, que há mais de 10 anos trava intensa luta pela recuperação do mirante, acionando os poderes públicos municipal e estadual,
assim como o Judiciário, está comemorando a aceleração das obras de recuperação bem como as descobertas no Quiosque das Lendas. “O entusiasmo é por conta da data precisa do que parece ser o dia da inauguração do carramanchão, 22-09-1929, e ainda podemos apreciar a assinatura de Jorge Colaço no azulejo pintado. Se não bastasse, apareceu esse intrigante buraco na área do monumento, que pode ser uma simples cratera no chão, como ramificação de rede de água e esgoto,
ou até mesmo uma urna mortuária, visto que o mesmo é devidamente revestido com pedras que parecem ter sido artesanalmente lapidadas e colocadas no local”, comentaram Magal e o presidente da AMAGG, Armindo Coelho.
Azulejo com assinatura de Colaço e provável
 data da inauguração do quiosque
Informalmente, o secretário municipal de cultura, Wanderley Perez, já antecipou que é seu desejo montar um complexo turístico-cultural nos 1.800 metros quadrados da área do Mirante que está sendo municipalizada. Além de um novo projeto paisagístico, com gramado, ajardinamento e área de lazer, o quiosque pode ganhar a companhia de uma biblioteca e outras estruturas físicas para atrair ainda mais turistas ao monumento.
Nesta semana, as máquinas da PMT e os servidores municipais, fizeram toda a limpeza e a patrolação do entorno do mirante. A intenção do


Intrigante buraco na área do quiosque
secretário é mostrar aos técnicos do Inepac, que deverão visitar o Quiosque das Lendas nos próximos dias, que o município está fazendo a sua parte no acordo judicial para a recuperação do bem histórico.
Vale lembrar que já há disponível no Inepac a verba de R$ 500 mil para ser aplicada na recuperação do Mirante da Granja Guarani. Este recurso, que está disponível há cerca de dois anos, como ainda não foi utilizado, vem sendo reajustado monetariamente. Políticos consultados pela AMAGG já anteciparam que o município não deverá encontrar maiores dificuldades para conseguir, junto ao Estado, mais verbas para a restauração do quiosque.  
Na próxima visita dos técnicos do Inepac ao local, o secretário de cultura e a direção da AMAGG esperam tomar conhecimento sobre como deve ser o procedimento para a recuperação da estrutura física do patrimônio tombado. Esta é a parte mais delicada do processo, uma vez que os belos traços de Jorge Colaço só podem ser restaurados por um artista igualmente competente e que pode, se necessário, ser buscado no exterior.


A restauração do quiosque, assim como a revitalização do Lago Iacy, outro bem tombado pelo Inepac e que, coincidentemente, fica próximo do mirante, vai significar um importante ganho para a indústria do turismo em Teresópolis. “Isso realmente é um ganho imensurável. Nossa cidade continua sede da seleção brasileira de futebol. No ano que vem teremos Copa do Mundo e isso significa que a cidade vai receber um número ainda maior de turistas. Os visitantes precisam ter atrativos para visitar e os dois pontos do nosso bairro são belíssimos. Além do mais, nossa comunidade certamente saberá se organizar para obter ganhos com esse aumento de movimentação na Granja Guarani”, avaliou o presidente da AMAGG, Armindo Coelho. 

Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG
Fotos: Magal Lercy

5 comentários:

  1. Sandro16.8.13

    ATÉ QUE ENFIM A PMT RESOLVEU TRABALHAR PARABENS A ASSOCIAÇAO A FESTA DE VCS TA LINDA

    ResponderExcluir
  2. Regina Fischer16.8.13

    Belíssima matéria muito bem editada,profissionalismo absurdo nota 10,nem parece uma pequena associação de Bairro

    ResponderExcluir
  3. Dr Rafaela16.8.13

    Quero ver esse Mirante lindo e frequentado novamente

    ResponderExcluir
  4. Cesar Rodrigues17.8.13

    Obrigado Regina Fischer. Agradecemos pelo prestígio e pelo carinho.
    Cesar Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. Andrea Andrade Pacheco17.8.13

    Um verdadeiro tesouro numa cidade tão massacrada parabens pelo texto

    ResponderExcluir