terça-feira, agosto 13, 2013

ALUNOS DE DIREITO DA UNIFESO TAMBÉM COLOCAM AMAGG E GRANJA GUARANI EM TRABALHO UNIVERSITÁRIO

O trabalho social da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e a comunidade do bairro serão alvo de mais um estudo universitário. Desta vez, a visita à entidade e à Granja foi feita, na última terça-feira, por alunos da Faculdade Direito da Unifeso - Universidade Serra dos Orgãos. De novo, o que atraiu os universitários foi a intensa luta da AMAGG pela preservação dos patrimônios culturais e turísticos do bairro, além da questão fundiária e a invasão em áreas de preservação ambiental.
Nos últimos quatro meses, esta é a quarta turma de universitários que voltam seus olhos para a Granja Guarani. O bairro e a AMAGG já são objetos de teses acadêmicas de alunos da Faculdade de Meio Ambiente da UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro; da Faculdade de Antropologia da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade de Humboldt, de Berlim, na Alemanha, e, agora do curso de Direito da Unifeso.  
Após debate com diretores da AMAGG, os estudantes visitaram o local onde a entidade pretende construir sua sede própria e, posteriormente, fizeram questão de conhecer os dois pontos turíticos do bairro, o Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani e o Lago Iacy. A visita foi um trabalho que os estudantes terão quer apresentar na Universidade esta semana.
A iniciativa da UNIFESO visa oferecer aos alunos a oportunidade de ter contato com um dos temas mais relevantes para o desenvolvimento de Teresópolis, a questão turístico-cultural, e conhecer a associação que luta pelos patrimônios públicos  abandonados.
 Os alunos foram guiados pelo presidente da associação, Armindo Coelho, e pelos diretores Magal e Ivan. Alem das questões turísticas, os diretores responderam temas relativos à percepção dos moradores sobre o projeto de regularização fundiária e a invasão em áreas ambientais do bairro. Os visitantes conversaram ainda com alguns moradores sobre a relação entre os agentes políticos e a comunidade e o exercício da cidadania.
"A visita à AMAGG nos mostrou como é a atuação do governo para melhoria de vida da população mais carente. Ver a boa relação dos moradores com a AMAGG foi muito interessante, algo que podemos tirar para o resto de nossa vida. Adoramos conhecer o Mirante da Granja Guarani , uma obra magnânima do pintor Jorge Colaço, e fomos recebidos pelo líder da comunidade. Descobrimos que a comunidade a princípio não estava nem um pouco contente com o abandono dos patrimônios tombados e o descaso das autoridades. Então, arregaçaram as mangas e começaram uma luta que já dura mais de 10 anos. Foi tudo muito auto-explicativo, uma experiência muito válida pois nós, como futuros profissionais do Direito, precisamos ter esse contato com a população e saber da realidade deles para melhor atendê-los", declarou a aluna Anna. Já a universitária Renata afirmou que "nós pudemos ver como melhoraram as condições dos moradores da comunidade; está tudo organizado com placas de sinalização, limpeza urbana. Conhecemos também um projeto de construção da sede da entidade, que vai dar acesso a livros e internet para as crianças. Foi legal a AMAGG nos proporcionar essa oportunidade de conhecer a comunidade. Logo após, tivemos um debate sobre regularidade imobiliária, discutimos as condições das pessoas que moram lá”. Os alunos revelaram que os assuntos serão desenvolvidos em trabalhos universitários que serão apresentados na Unifeso ainda nesta semana.
Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG
Fotos: Magal Lercy

O Diretor Magal dedica esta homenagem as Alunas do Unifeso

7 comentários:

  1. Andreia14.8.13

    Parabens AMAGG vcs estão de parabens

    ResponderExcluir
  2. Dr Rafaela14.8.13

    Já pensou onde vai passar suas próximas férias? A granja Guarani ta virando ponto turístico!!

    ResponderExcluir
  3. Dr Alvaro14.8.13

    Mesmo assim, ainda há muito que lutar para garantir o respeito da dignidade humana nas COMUNIDADES DE BAIXA RENDAS !!!

    ResponderExcluir
  4. Fatima14.8.13

    Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC),
    Parabens Alunos!Obrigado a AMAGG

    ResponderExcluir
  5. Magal Ivan e Armindo igual ao Sultão no meios das Belas e Leonardo trabalhando :(

    ResponderExcluir
  6. Raphael Faria14.8.13

    Durante a permanência NA FAVELA, os estudantes pideram conhecer, compreender e interagir com os problemas vivenciados no dia a dia pelas pessoas que vivem na comunidade da Granja Guarani.Tiro certo da Associação,parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Andrea Andrade Pacheco14.8.13

    Gostaria muito de parabenizar a AMAGG, vcs fazem um belo trabalho, gostaria de ver outras associações de moradores tomarem vcs como exemplo, com certeza Teresópolis ficaria muito melhor, pois vcs são uma luz no fundo do poço, enquanto muitos ficam aqui jogando pedra na nossa cidade, vcs recolhem as pedras e reconstroem a nossa cidade fazendo a parte que lhes cabe , no bairro em que vcs moram PARABÉNS PELA AMAAG

    ResponderExcluir