terça-feira, agosto 06, 2013

DEFESA CIVIL ENTREGA DIPLOMA A VOLUNTÁRIOS DA GRANJA GUARANI

Cerca de 20 moradores da Granja Guarani e  da Pedreira receberam seus diplomas de conclusão do curso de implantação do Nudec – Núcleo da Defesa Civil no bairro. Além do certificado, os moradores receberam mochila, capas de chuva, lanternas, camisetas e um deles ficou com um rádio-comunicador para contato direto com a central da Defesa Civil municipal em casos emergenciais. Ainda nesta semana um pluviômetro, instrumento que marca o volume de chuvas que cai na região, será instalado no Largo do Machadinho, na área central da Granja Guarani.
Na próxima sexta-feira os novos voluntários da Defesa Civil serão apresentados ao prefeito municipal, Arlei Rosa. A implantação do Nudec na Granja Guarani é fruto de um acerto entre a direção da AMAGG, a Associação de Moradores e Amigos do bairro e o coronel Roberto Silva, comandante da Defesa Civil na cidade. “Tenho certeza que esse será um dos melhores Nudec de Teresópolis” afirmou o coronel, que, elogiou o trabalho social já intensamente desenvolvido pela AMAGG.
Tanto a AMAGG quanto a Defesa Civil concordam que o Nudec no bairro é de fundamental importância por causa das características geográficas da Granja Guarani. Cercado pela floresta da Mata Atlântica que forma o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o bairro não tem problemas com enchentes porque há muita área verde para absorção das águas das chuvas. Em compensação, essa é uma das regiões com maiores densidade pluviométrica da cidade, o que a coloca com risco potencial de deslizamento de barreiras.
Durante o curso, os voluntários da Granja Guarani aprenderam técnicas de primeiros-socorros e como devem agir para ajudar a salvar vidas em casos emergenciais de deslizamentos de terra, entre outros problemas ocasionados pelas chuvas. O bairro também foi devidamente mapeado com a identificação das áreas de risco. A granja foi dividida por setores e, cada voluntário ficará responsável por uma determinada área de atuação.

“Estamos muito contentes com essa capacitação dos moradores do nosso bairro. Sabemos dos riscos que corremos por causa da nossa geografia. Temos muito mato para segurar a água das chuvas, mas, já registramos casos de queda de barreira quando essas chuvas ocorrem em muitos dias seguidos. Agora, estamos devidamente preparados para enfrentar as intempéries do próximo verão”, avaliou o presidente da AMAGG, Armindo Coelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário