terça-feira, julho 23, 2013

MORADORES DA GRANJA GUARANI APRENDEM TÉCNICA DE PRIMEIROS-SOCORROS EM CASOS DE DESLIZAMENTOS DE TERRA

A programação de palestras para implantação do Nudec – Núcleo de Defesa Civil na Granja Guarani será finalizada nesta semana. Ontem, mais de 100 moradores do bairro e da Pedreira participaram de uma aula prática de atendimento de primeiros-socorros a vítimas de deslizamento de terra. A aula foi dada pelo instrutor Luciano, morador da comunidade e também voluntário da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro. O simulado contou, ainda, com a participação do grupo de resgate Atmav Leões da Serra.
A implantação do Nudec faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Teresópolis e a AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e tem como objetivo maior criar uma estrutura no bairro capaz de agir rapidamente em atendimento a vítimas de casos emergenciais provocados por intempéries naturais.
Na continuação das atividades de implantação do Nudec, amanhã, os instrutores da Defesa Civil e voluntários do bairro irão percorrer e fazer um mapeamento das principais áreas de risco na Granja Guarani e na Pedreira. A programação será encerrada na sexta-feira com uma palestra do Coronel Roberto Silva, comandante da Defesa Civil de Teresópolis.
As instruções de atendimento emergencial às vitimas de deslizamento de terra foram acompanhadas com bastante atenção por todos os moradores presentes ao evento. Primeiro, a Defesa Civil exibiu um vídeo sobre como prestar o atendimento de primeiros-socorros. Depois, o instrutor Luciano mostrou na prática, com um simulado, como deve ser feita a imobilização da vítima e o seu transporte.
O tratamento emergencial de traumas decorrentes do acidente e até mesmo como improvisar uma tala no primeiro atendimento também foram ensinados aos moradores. A direção da AMAGG  avaliou como bastante produtiva mais essa aula esclarecedora para os moradores do bairro que, dessa forma, poderão ajudar a salvar vítimas em eventuais tragédias naturais no município.
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG

Fotos: Atmav Leões da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário