segunda-feira, julho 08, 2013

AMAG FAZ MUTIRÃO DE LIMPEZA E QUER TOMBAMENTO DO PORTAL DA GRANJA GUARANI



A direção da AMAGG - Associação dos Moradores e Amigos da Granja Guarani promoveu, no último final de semana, um mutirão de limpeza no histórico Portal de Entrada do bairro. *O trabalho teve o apoio de dois ilustres moradores do bairro, os empresários Carlos Tuccimei Guinle e Giovane. O primeiro é neto de Carlos Guinle, o “fundador” do bairro da Granja Guarani, já o segundo tem atividades empresárias ligadas ao ramo de oficinas mecânicas no Grande Rio, mas, também está planejando investimentos no bairro.

O Portal de Entrada da Granja Guarani tem origem quando da instalação da família Guinle no bairro, muito provavelmente na década de 1920. Por conta do fato histórico, a AMAGG está oficiando o Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural para saber se  a construção, duas colunas de pedras, também pode entrar no rol dos monumentos tombados no município.

No mutirão foi feita a retirada de todo o mato que estava envolvendo as colunas, bem como a limpeza de parte das ruas João da Costa e Estrada do Araken, nos trechos mais próximos ao portal. Os diretores da AMAGG, Leonardo Calazans e Magal Lercy informaram que a associação vai ficar atenta para que a entrada do bairro permaneça sempre limpa. “Até a placa indicativa do Lago Iacy estava encoberta pelo mato. Isso não pode acontecer numa cidade que se pretende turística. Ainda mais agora que estamos conseguindo a revitalização de pontos importantes como o próprio lago e o Mirante da Granja Guarani (Quiosque das Lendas)”, comentou Calazans.

O empresário Carlos Tuccimei Guinle agradeceu à AMAGG pela incessante luta em favor da preservação dos monumentos turísticos, culturais e históricos construídos na Granja Guarani pelos seus antepassados. Guinle se compremeteu a participar da próxima reunião da AMAGG com a direção da Defesa Civil do município, que será realizada na Granja, na próxima quinta-feira. Ele vai ajudar a implantar um sistema de rádio amador no bairro para ajudar moradores e Defesa Civil em casos emergenciais, como no caso de fortes chuvas, ocasião em que as ligações telefônicas fixas e móveis ficam prejudicadas na região.  


CONFIRA ABAIXO MAIS FOTOS DE MAIS ESTE MUTIRÃO DA AMAGG NA GRANJA GUARANI:
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Fotos:Magal










 




4 comentários:

  1. Anônimo9.7.13

    essa entrada da Granja Guarani é tão linda, o portal e o muro, pena que o muro está se deteriorando.. outro importante espço histórico do bairro...

    ResponderExcluir
  2. Marcio de Paula9.7.13

    Verdade uma pena mesmo olocal é maravilhoso e as historias da Granja estao voltando

    ResponderExcluir
  3. Marise Loureiro9.7.13

    Que felicidade!!

    ResponderExcluir
  4. Cristina Bastos9.7.13

    Cristina Bastos super bacana , hein !

    ResponderExcluir