quinta-feira, junho 27, 2013

TRABALHO DA AMAGG É DESTAQUE EM CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA

Pres. AMAGG, Armindo Coelho
A direção da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani participou, ontem. Da 3ª Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da sua Secretaria de Cultura. O presidente da AMAGG, Armindo Coelho, falou em nome da entidade e enfatizou o árduo trabalho desenvolvido pela entidade na defesa dos patrimônios culturais existentes na Granja Guarani, notadamente o Quiosque das Lendas (Mirante) e o Lago Iacy.
O trabalho da AMAGG, aliás, foi alvo de muitos elogios por parte da maioria dos presentes ao evento. Armindo Coelho agradeceu ao secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres e à PMT pelo empenho demonstrado nos últimos meses na recuperação dos patrimônios do bairro.
O presidente da Associação comentou que o restauro do mirante e a revitalização do lago são lutas de quase uma década da associação. A recuperação desses dois pontos, segundo Armindo, é uma vitória de todo município que terá de volta dois de seus principais pontos turísticos. Além disso, é uma vitória em especial da comunidade da Granja Guarani que, agora, está bastante satisfeita, em função da estreita ligação cultural e emocional dos moradores tanto em relação ao “Carramanchão” do mirante, quanto ao “Lago do Saldanha”, como os mais antigos chamam respectivamente o Quiosque das Lendas e o Iacy.
Vale ressaltar que os trabalhos de recuperação dos dois locais já foram iniciados e que, de acordo com o prefeito Arlei Rosa, ambos deverão ser concluídos no máximo até o final do ano. Ou seja, na próxima temporada de verão, os turistas terão de volta os dois pontos devidamente revitalizados.

Secretário de Cultura, Wanderley Peres
O Mirante e o Lago são tombados pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. No caso específico do quiosque, uma decisão judicial determina o início de sua restauração nos próximos 30 dias, e o trabalho deve ser feito conjuntamente pelo município e pelo Estado, que já destinou R$ 500 mil, via Inepac, para o início dos trabalhos. Já a reurbanização do Lago Iacy já foi iniciada e deverá ser bancada com recursos próprios da prefeitura. 

Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
FOTOS: Roseany Batalha Brasil Rural FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário