quarta-feira, junho 12, 2013

OBRAS NO LAGO IACY CONTINUAM EM RITMO ACELERADO

Continuam em ritmo acelerado as obras de reurbanização do Lago Iacy, mais conhecido pelos moradores da Granja Guarani e Pedreira como "Lago do Saldanha". Os trabalhos, que estão sendo executados pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Teresópolis, encontram-se na fase final de desassoreamento do lago.
Os trabalhadores também já concluíram os serviços iniciais de limpeza ao redor da estrutura do lago. A recuperação das estruturas da área de lazer anexa ao lago, como as mesas e bancos fixos e os equipamentos para prática de exercícios físicos deverão ser os próximos passos serviços do projeto de reurbanização deste que é um dos mais importantes pontos turísticos do município.
O Lago Iacy terá de volta a formação do seu belo espelho d'água, que tem cerca de 5 mil metros quadrados, e é alimentado por um riacho de águas límpidas cuja nascente fica dentro da área do PARNASO - Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Para que o lago seja novamente cheio, a prefeitura vai reforçar o muro que serve de contenção das águas, bem como reformará a comporta que regula o nível do espelho d'água. 
A intenção da Prefeitura de Teresópolis é entregar a obra nos próximos meses e, até o final do ano, o mesmo deve acontecer com o Mirante da Granja Guarani (Quiosque das Lendas) cujos trabalhos iniciais para posterior restauro do monumento já foram iniciados.
O Lago Iacy, a exemplo Mirante, é um patrimônio turístico e cultural tombado pelo Inepac - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Nos últimos anos, infelizmente, o Poder Público abandonou as duas áreas que, acabaram sendo tomadas por vândalos e usuários de drogas. Além da recuperação de ambos os pontos, a PMT promete que, desta vez, os dois locais receberão reforço quanto à sua segurança, inclusive com a fixação de guardas municipais para a garantia de preservação dos dois monumentos.

10 comentários:

  1. Ana Lucia13.6.13

    Associação Modelo de Amor e Respeito aos seus Moradores Parabens

    ResponderExcluir
  2. Norma13.6.13

    Parabens a todos os Diretores da AMAGG vcs estão dando um verdadeiro exemplo para nossa Cidade estou muito orgulhosa de Voces!!

    ResponderExcluir
  3. Patricia13.6.13

    Todos estes desafios, só serão superados com a luta e a união de todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Ferreira13.6.13

    OI, sou presidente de uma associação de moradores em Magé ,estamos começando agora e toda a ajuda é bem vinda este Blog me expirou e gostaria de uma ajuda quando for a Teresopolis gostaria muito de conhecer a AMAGG.

    ResponderExcluir
  5. Andreia Nogueira13.6.13

    Ola obrigada vcs mim ajudaram muito, sou da cidade de juazeiro ba,e sou presendente de uma associação de moradores, e estou buscado ajuda de pessoas mais esperiente pra eu fazer um bom trablhor pra minha comunidade tb gostaria de sabe de vcs , como faço para assionar o INEPAC assim como vcs fizeram no Patrimonio ,pois temos o mesmo problema de vcs aqui!

    ResponderExcluir
  6. Marcio dos S Silva13.6.13

    oi tbem sou presidente de uma entidade nao tenho espaço físico kal seria meu primeiro passo para adiquiri este espaço por meio de veba da prefeitura o terreno tenho en vista muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. O primeiro paço é estar com toda documentação da entidade em ordem. Estatuto e registro.
    A aquisição de um terreno ou espaço físico é uma decisão política, portanto, deve-se solicitar ao prefeito ou Câmara de Vereadores, que através de Decreto-Lei fará a concessão. A prefeitura faz uma doação de Direito de Uso. Ou seja, o terreno continua sendo da prefeitura, porém o Direito Real de Uso é da entidade.
    Normalmente, este espaço quem deve ir atrás é a própria associação, encontrando um terreno que seja de preferência público. Se for terreno privado, envolve desapropriação, etc. o que é bem mais demorado.

    ResponderExcluir
  8. Gilberto13.6.13

    Olá, amigos, sou Presidente da Associação de Moradores do Residencial Costa Brasil. Achei muito útil este blog, haja vista que muitos líderes de Associação de Moradores tem uma enorme boa vontade de melhorar sua Comunidade com projetos sociais diversos, entretanto não possuem o conhecimento dos trâmites legais, burocráticos, que regem uma Associação de Moradores. Acabei de registrar nossa AMRCBr.-Estatuto Social, Certidão, Ata de Constituição Eleição e Posse da Diretoria e Conselho Fiscal, agora irei dar entrada na Receita Federal em busca do CNPJ para, logo após correr atrás de recursos financeiros com Projetos Sociais em mãos. Parabens pelo Blog da AMAGG continue assim

    ResponderExcluir
  9. Tiago Rezende13.6.13

    Oi
    Estou para me tornar o proximo presidente da associação de moradores do meu bairro e quero organiza-la pois o ex-presidente desde do ano de 2004 quando a mesma foi fundada não desenvolvel nenhum tipo de atividades social junto a mesma.
    Quais são os primeiros passos que devo tomar para que comece muito bem.

    ResponderExcluir
  10. AMAGG13.6.13

    é necessário pelo menos 3 pessoas ativamente envolvidas na associação para não sobrecarregar ninguém. Quanto mais gente você conseguir envolver na associação melhor. Depois, se acostume com a turma do “não vai dar”. O ser humano é assim mesmo, e são poucos que vão realmente dar força na hora que você precisar.
    O importante é manter o foco que você está trabalhando para realizar melhorias e, acredite sempre na força que temos com boas idéias na cabeça.
    Outra dica: o bom é inimigo do ótimo. Tente sempre simplificar da melhor maneira uma idéia. As idéias mais simples são melhor aceitas.
    As associações tem uma tendencia a aumentar alguma idéia, tornando ela inviável.
    Dito isto: Procure nas secretarias de seu município e na prefeitura informações sobre que tipo de projeto tem recebido apoio financeiro ou em estrutura. Se não te passarem a informação continue insistindo até encontrar.
    As vezes, e não é raro, eles “escondem” as verbas disponíveis para apadrinhar conhecidos. Tem muito projeto apadrinhado nestes órgãos públicos que servem para pedir voto mais tarde. Um exemplo. O cara dá aulas de volei, atende crianças carentes e recebe verba da prefeitura. Pode ser algo realmente feito com o coração ou algo feito para ganhar uns trocados a mais.
    Aí tem algum conhecido na política que apadrinha o projeto. Fuja disto! Busque a informação que é sua melhor arma.
    E faça isto sem comentar com só apresente o projeto quando a situação for para fazer de verdade.

    ResponderExcluir