domingo, junho 23, 2013

MIRANTE DA GRANJA GUARANI RECEBERÁ NOVA VISITA DO INEPAC NESTA SEMANA

Sub Sec de Cultura Arnaldo,Sec Wanderley e Armindo Coelho
O Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani) receberá nesta semana a visita de uma equipe técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, órgão do governo estadual responsável pela conservação dos patrimônios culturais no Estado do Rio de Janeiro. A informação foi repassada por e-mail à direção da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani pelo diretor do Inepac, Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro. A AMAGG entrou em contato com o Inepac para informar ao órgão a decisão do Poder Judiciário de Teresópolis que define prazo de 30 para início das obras do restauro do monumento por parte da prefeitura e também instituto.
Wanderlei vistoria obra no Mirante
A equipe técnica que visitará o Mirante pela segunda vez este ano, muito provavelmente será acompanhada pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres. Neste encontro, deverão ser traçados os primeiros passos para atuação efetiva do Inepac no restauro do Mirante, que já conta com verba de R$ 500 mil reservados para os trabalhos. Essa verba é oriundo do acordo judicial de 2011 que definiu o repasse da área do quiosque para o município e, como ainda não foi utilizada, deve ter sido corrigida monetariamente.
Serviço de limpeza Al. Iracema
Na última sexta-feira, o secretário Wanderley Peres fez nova vistoria no Mirante da Granja Guarani, acompanhado de diretores da AMAGG. Ele veio acompanhar a chegada de sete caminhões de saibro na área do quiosque e que serão utilizados no projeto de paisagismo e de construção de uma rampa de acessibilidade ao monumento.
O secretário informou também que, nos próximos dias, a Prefeitura de Teresópolis vai providenciar o isolamento dos 1.800 metros quadrados da área que abrigará o futuro complexo turístico cultural que será implantado no Mirante da Granja Guarani. Vale ressaltar que, nesta semana, a PMT praticamente concluiu os serviços de limpeza, capina e poda de mato de toda área do Mirante. Os serviços que começaram no entorno do quiosque, avançaram até a confluência da Alameda Iracema com a Estrada do Araken.

LAGO IACY
Obras de reurbanização do Lago Iacy
A Prefeitura de Teresópolis também praticamente concluiu o trabalho de limpeza de toda a área ao redor do Lago Iacy, outro ponto turístico tombado pelo Inepac, que está sendo reurbanizado pelo município. Os cerca de 5 mil metros quadrados  que compõem a área do espelho d'água do local também conhecido como Lago do Saldanha, já foram desassoreados. Também nos próximos dias a PMT deverá iniciar os serviços de reforço no muro de contenção do lago que, dessa forma, poderá ser cheio novamente.
O Lago Iacy também ganhará um novo projeto de urbanismo revitalizando os equipamentos que lá existem, como o mini parque infantil, mesas e cadeiras de pedras, e equipamentos de ginástica ao ar livre. Uma "casa de caseiro" deverá ser construída no interior da área de lazer, exatamente no ponto onde hoje já existe uma pequena estrutura de alvenaria que será reformada. Tanto o lago quanto o mirante passarão a contar com vigilância institucional para a preservação dos patrimônios culturais.   

SEDE DA AMAGG
Secretário Avenir Lima  (Orçamento Participativo) e AMAGG.
Nesta semana, a associação recebeu, ainda, a visita do secretário do Orçamento Participativo, Avenir Lima. Ele veio conhecer de perto o elogiado trabalho da AMAGG e aproveitou para percorrer algumas ruas do bairro e conversar com a comunidade. Lima também se mostrou um entusiasta do trabalho da AMAGG e disse que auxiliará a associação, dentro de suas possibilidades, na tarefa de repasse de uma área municipal para que a AMAGG possa construir sua sede. Esta área fica ao lado do Largo Machadinho e vinha sendo tomada por muito lixo orgânico e detritos diversos, ocasionando o surgimento de insetos e roedores no local. A associação já limpou o local e iniciou o plantio de mudas de árvores e flores, como parte do seu projeto de revitalização da praça.

Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG

12 comentários:

  1. "Se alguém quer mudar o mundo, tem de começar por si próprio, pois mudando a si próprio sua casa mudará. Mudando a sua casa, a rua mudará. Mudando a rua, o bairro mudará. Mudando o bairro, o município mudará e assim por diante até mudar o mundo."

    ResponderExcluir
  2. Pamela23.6.13

    Parabéns AMAGG pela iniciativa de continuar lutando , em prol da comunidade ! Já conquisto vitórias,Continue lutando que valerá a pena, com a companhia de Deus. Ele sempre nos acompanha, não esqueça disso !

    ResponderExcluir
  3. Flávio Marques,23.6.13

    senhor presidente do bairro Granja Guarani, meu nome é Raphael e moro na rua Jose Bonifacio , estamos passando por vários problemas sociais de convivência com os evangélicos, o problema é, em dias de culto, eles estacionam seus veículos em ambos os lados da rua e, além de causar transtorno para quem circula, eles causam transtorno aos moradores locais, precisamos que o senhor solicite a gm de nossa cidade marcações de proibição (placas de proibido estacionar), acredito que proibindo um dos lados de estacionar melhore para a circulação dos veículos e a vida dos morades, se o senhor pesquisar com os moradores o que eles acham, creio eu, todos irão lhe reclamar e pedir para proibir o estacionamento do lado de cima da rua e deixando que eles estacionem apenas do lado de baixo da rua, ou seja, apenas de frente à igreja deles, faça isso e agredeceremos imensamente.

    ResponderExcluir
  4. Irene23.6.13

    O bairro cresceu e muiito com a administração nova da AMAG obrigada por tudo umdia Teresospolis vai reconehcer o que vcs estao fazendo por nossa comunidade!! grata

    ResponderExcluir
  5. AMAGG23.6.13

    Alegra-nos muito ver nossas reivindicações junto à prefeitura serem atendidas. Após tantos anos de abandono o Bairro está recebendo atenção por parte do atual prefeito, que abriu as portas para nos ouvir e conforme se comprometeu, cumpriu!

    ResponderExcluir
  6. Tania23.6.13

    Ola, preciso saber qual o horario do atendimento pois estou com alguns moveis e preciso doa-los mas para quem eu ligo para fazer esse serviço espero a resposta.

    ResponderExcluir
  7. A AMAGG não tem esse serviço, mas caso queira nos enviar lista do material que tens (para detere@hotmail.com 76271132 Armindo), poderemos verificar e oferecer à doação para alguma entidade beneficiente ou para algum morador.

    ResponderExcluir
  8. Estela23.6.13

    Gostaria de saber informações de quando sera asfaltado a rua Goncalves ledo, pois tem muita promessa da prefeitura e nada até agora
    aguardo

    ResponderExcluir
  9. Dr Alvaro23.6.13

    A limpeza dos terrenos já melhorou bastante o visual do bairro. Resta agora aos moradores zelar, pois quem joga entulho, lixo e restos de obra são os próprios moradores do bairro, ao fazer reforma, construir etc…É Lamentavel ver os moradores de outros bairros virem aqui despejar entulho o proprietário do imovel do imóvel ao lado de um terreno de esquina está reformando a casa à um bom tempo, agora parece que a reforma parou, porém no terreno restaram pilhas de entulho, madeiras velhas, latas vazias cheias de agua, sujeito a proliferação de dengue, tudo isso para economizar uma simples caçamba de entulho. além da calçada que ele esturou para entrada de caminhões. Atitudes como esta desanimam. Existe uma associação, existem moradores conscientes, mas os moradores devem cooperar, pois diversas associações promissoras, acabaram por falta do mínimo de apoio.
    Nossa prefeitura é limitada, informa que o roçamento dos matos das calçadas é feito a cada 50 dias, estamos indo para 90 dias, uma vez que a ultima manutenção foi em dezembro de 2010. Se cada um não cobrar uma atitude da prefeitura, .. quando tiver algum problema, estes problemas vão se acumular, com isso teremos nosso bairro marginalizado, sujo, e nossos imóveis desvalorizados. É natural que a prefeitura abandone o bairro da Granja Guarani e Pedreira, pois são bairros pequenos e com poucos eleitores, por isso vamos cobrar, ligar, abrir protocolos para nossas reclamações. Não devemos deixar de lado nosso vizinho Pedreira, que é um bairro mais humilde, mas nem por isso deve ser deixado de lado.

    ResponderExcluir
  10. Felipe Barros23.6.13

    Toda vez que a PMT executa algun trabalho que envolva escavaçoes nas calçadas ou nas ruas, poucos dias depois começa a afundar danificando o que estava em boas condiçoes, Eu já reclamei varias vezes para PMT e tudo continua do mesmo jeito não so na minha rua e na minha calçada mais em varias outras ruas e calçadas, o que devemos fazer?
    AMAGG Voces estão de parabens pelo organização e pela determinação.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Dr Rafaela23.6.13

    Bom dia
    Sou uma moradora nova , me mudei p a cidade faz um mes, vim de SAÕ JOSE DOS CAMPOS, SP – a adaptação é muito dificil, mas estou começando a gostar da região, e fico feliz q no bairro q escolhi p morar, tenha uma associação q funciona, isso é muito bom p os moradores, pois atraves dessas associações, conseguimos as melhorias q geralmente os bairros necessitam, tenho notado q algumas ruas já estão com asfalto novo e gostaria de saber se a rua q moro tbm vai entrar nessa nova etapa de recuperação, Rua Jaci, eu adorei o bairro, ele tem o seu charme, e com as melhorias com certeza vai ficar muito melhor visitei o Mirante no Sabado vai ficar lindo assim como o Lago que fica perto daminha casa.
    Parabéns a tds da asssociação pelo o desempenho de fazer nosso dia-a-dia melhor.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo24.6.13

    Olá, espero que a pref. não nos engane deixando os brinquedos antigos, pois estão sucateados. terá que mudar tudo para novo afim de dar segurança aos nossos filhos e crianças de nosso bairro...porque não colocam os equipamentos igual a praça do CEMUSA? Se continuar como os equipamentos do que estão será obra pra inglês ver, e colocaremos a boca no trambone!!! Sr. Pref...

    ResponderExcluir