quarta-feira, junho 19, 2013

JUSTIÇA DÁ 30 DIAS DE PRAZO PARA INÍCIO DE RESTAURO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI

As obras de restauro do Quiosque das Lendas (nome oficial do Mirante da Granja Guarani) deverão ser iniciadas muito em breve. Decisão do juiz Marcio Olmo Cardoso, tomada no último dia 29 de maio, determina que a Prefeitura de Teresópolis e o Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio têm prazo de 30 dias para iniciar, respectivamente, o registro e cercamento da área e os serviços de restauro do patrimônio tombado. Caso o município e o estado não atendam a determinação serão obrigados a pagamento diário de multa de R$ 1.000,00.
Na mesma sentença, o juiz decidiu que o proprietário do terreno onde está o mirante, Jorge Alberto Cadaval Mereb, “não pode exigir o cancelamento da dívida relativa ao IPTU das áreas cuja utilização não é mais feita pelo proprietário, porque tal exigência não constou do acordo que celebrou” a doação da área ao município.
A área repassada para a municipalidade, onde ficará um complexo turístico que, além do mirante contará com uma pequena estrutura física e de paisagismo, possui, no total 1.800 metros quadrados. Para o restauro desse importante monumento turístico e cultural, o Inepac já reservou uma verba da ordem de R$ 500 mil.
A recuperação do Quiosque das Lendas, bem como do Lago Iacy, é uma antiga reivindicação da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani. Na avaliação da direção da entidade, “essa decisão judicial dá um ponto final à uma luta sem tréguas da AMAGG que enxerga no mirante um dos principais pontos turísticos do município e, com ela, ganha não só o bairro da Granja Guarani, mas todo o município de Teresópolis”.
O Quiosque das Lendas é uma estrutura em estilo neo colonial, decorado com azulejos pintados pelo artista português Jorge Colaço. A estrutura foi erguida na Granja Guarani a mando da Família Guinle, a loteadora do bairro, e sua inauguração ocorreu em novembro de 1929.

Do Mirante da Granja Guarani, o visitante tem uma espetacular vista de boa parte da Serra dos Órgãos. Do local, também é possível avistar um parte do bairro do Alto e ainda parte da Granja Comary, onde está situada a sede de treinamentos da CBF – Confederação Brasileira de Futebol. 

8 comentários:

  1. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG19.6.13

    Mas uma VITÓRIA, não só da AMAGG, mas de toda GRANJA GUARANI, de TERESOPÓLIS, do ESTADO DO RIO DE JANEIRO, e porque não dizer do BRASIL. Quando fui entrevistado pela RJ TV,e disse que era, um dos mais bonitos do BRASIL, talvez o coração teria falado mais alto, ou até mesmo o trabalho árduo, que tivemos até hoje para conseguir sua reforma, então estamos ORGULHOSOS,e cada vez com mais garra para conseguir mais coisas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19.6.13

    Parabéns pela iniciativa em recuperar esse patrimônio do povo brasileiro e principalmente do povo da cidade e do bairro da Granja Guarani que sempre foi esquecido pelos governantes de Teresópolis.

    ResponderExcluir
  3. O Mirante é testemunha mudo, porém valioso, de um passado distante.Servem para transmitir às gerações posteriores os episódios históricos que neles tiveram lugar e também como referência urbana e arquitetônica para o nosso momento atual.Preservá –los não só para os turistas tirarem fotos ou para mostrar aos nossos filhos e netos, mas para que as gerações futuras possam sentir “in loco” a visão de uma cidade humana e como se vive nela!

    ResponderExcluir
  4. José Gomes da Rocha19.6.13

    faço uma pergunta. O Estado e a PMT recorreram da decisão?

    ResponderExcluir
  5. Regina Fischer19.6.13

    Já era sem tempo! Alguns meses atrás vi uma foto do mirante e sugeri que fosse restaurada! Aleluia! Deus ouviu!

    ResponderExcluir
  6. Márcia Maria Santoro19.6.13

    Finalmente uma ação judicial com relevância social e histórica na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Cesar Rodrigues19.6.13

    Cesar Rodrigues Querida Carmen Chaboudet . Acredito que tanto a prefeitura quanto o Inepac irão cumprir a determinação judicial sem maiores delongas. Na verdade, e, na prática, a prefeitura já deu o ponta pé inicial da restauração do mirante, com os trabalhos de limpeza do local. O secretário Wanderlei também nos adiantou (à AMAGG) que nesta semana a área deve ser cercada. Quanto ao Estado, há dinheiro reservado no Inepac, no mínimo, para início do restauro. Também acredito que há dinheiro nos cofres do instituto para uma provável necessária suplementação orçamentária para a obra. Agora, se nada disso ocorrer, realmente não faltam gargantas para berrar.

    ResponderExcluir
  8. Notícia Pelada19.6.13

    Parabéns! do kacete isso, fico entusiasmado e feliz por essa conquista! essa é uma conquista para todos, por todos e de todos. Obrigado ao pessoal da AMAGG por ajudar a devolver esse patrimônio. Mais uma vez, obrigado!

    ResponderExcluir