terça-feira, junho 25, 2013

DECISÃO JUDICIAL QUE DETERMINA RESTAURO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI É PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL

Agora é oficial. Dentro dos próximos 30 dias, a partir de hoje, obrigatoriamente devem ser iniciadas as obras de restauro do Quiosque das Lendas – Mirante da Granja Guarani. A determinação judicial que já havia sido tomada no mês passado pelo juiz de Teresópolis, Dr. Márcio Olmo Cardoso, foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (25/06). Confira no link: https://www3.tjrj.jus.br/consultadje/consultaDJE.aspx?dtPub=25/06/2013&caderno=I&pagina=392&pesquisa='0006041-82.2006.8.19.0061 
As obras de restauro devem ser feitas pela Prefeitura de Teresópolis e pelo Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Caso a determinação não seja cumprida, tanto a PMT quanto o Inepac serão multados em R$ 1.000,00 por dia de atraso no início dos trabalhos.
Contudo, a bem da verdade, é preciso ressaltar que a prefeitura, antecipando-se à decisão judicial, já iniciou o trabalho de recuperação deste, que é um dos principais monumentos culturais e ponto turístico do município. O executivo já finalizou o trabalho de limpeza do quiosque e do seu entorno e, agora, prepara a área para execução do projeto de paisagismo do “novo” Mirante da Granja Guarani.
Em contato na semana passada com o Inepac, a direção da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, informou que nos próximos dias o monumento será vistoriado por uma equipe técnica do instituto. Essa equipe, certamente, vai tratar com o secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres, dos primeiros passos no sentido de restauro da estrutura do Mirante. 
O Inepac já tem reservado, desde 011, a quantia de R$ 500 mil para o restauro do monumento. Como o dinheiro ainda não foi utilizado, fontes dão conta que ele foi corrigido monetariamente. A AMAGG sente-se confortada por ter uma de suas mais antigas reivindicações atendidas agora não só pelo Poder Executivo do município e estado, como também pelo Poder Judiciário.   
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG

Nenhum comentário:

Postar um comentário