quinta-feira, maio 09, 2013

Prefeitura vacinou cães e gatos contra a raiva no Bairro da Granja Guarani

   
A ação aconteceu no Bairro da Granja Guarani nesta Quinta feira (9), cães e gatos foram vacinados, na pelas unidades móveis do Setor de Controle de Zoonoses. 
“A vacinação é importante, uma vez que a raiva é fatal e pode ser transmitida ao homem. Por isso é necessário que cães e gatos a partir dos quatro meses de idade sejam vacinados.” explica o Presidente da AMAGG Armindo Coelho.
A raiva
A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando oanimal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais.
Parabéns a toda equipe de Zoonoses Secretaria de Saúde de Teresópolis.
Texto Leonardo Calazans

12 comentários:

  1. Elaine Rocha9.5.13

    Será que amanha tera aqui na Pedreira?

    ResponderExcluir
  2. Sinha Maia9.5.13

    A secretaria de saúde, deveria se estender para outros bairros e divulgar essa ação tão bacana

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Calazans Esta começando Sinha Maia e todos serão assistidos segundo os agentes ,o trabalho na comunidade da Granja Guarani foi perfeito com carro de som avisando os moradores e o apoio da AMAGG que foi de casa em casa avisando os Moradores!

    ResponderExcluir
  4. Sinha Maia9.5.13

    achei mto legal...liguei na secretaria de saúde agora, eles vão estar na maioria dos bairros, mas não tem cronograma certo, pq depende de qto tempo vai demorar em cada bairro....mas os próximos bairros serão iucas e ingá...a população tbm pode pegar a vacina na secretaria se tiver quem aplique, ou aplicar na tijuca mesmo....

    ResponderExcluir
  5. Euclides Martins Silva Júnior9.5.13

    Como faço para pegar uma vacina na Secretaria? É só chegar lá e pedir? E onde ela fica?

    ResponderExcluir
  6. Sinha Maia9.5.13

    Fica na tijuca...segundo a moça q me atendeu, é melhor ir de manhã...
    Rua Julio Rosa, 366 - Tijuca.
    secretaria de saúde, setor de zoonoses

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9.5.13

    Ok, muito obrigado Sinha Maia. Acho que é uma secretaria que fica perto daquele barzinho semáforo né?

    ResponderExcluir
  8. VALERIA9.5.13

    Pois é que iniciativa boa. Falta apenas, a exemplo da Prefeitura do RJ, Teresópolis -pelo setor de zoonoses adotar a campanha de esterilização de animais, gratuita.Feita no Rio em containers, de fácil acesso e em praça pública, com agenda e marcação. Com toda garantia. Digo dos animais que perambulam pelas ruas, animais que vivem em locais de vulnerabilidade e riscos de doenças, extermínio. Porque é um modo de promover a veterinária preventiva, evitando assim, sem dor, sofrimento e abandono, o crescimento maçivo da população de animaizinhos, abandonados, mal tratados e sem condições de trato e cuidados.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9.5.13

    Poderia até firmar convênio com a FESO, uma vez que há uma faculdade de veterinária em Teresópolis e isso viria a contribuir com os estudantes no aprendizado...

    ResponderExcluir
  10. Leo Bittencourt9.5.13

    Leonardo Calazans, tem foto da viatura da zoonoses ai? Se não tem, que tipo de veículo que tem sido usado?

    ResponderExcluir
  11. Caro Leo infelizmente o nosso Fotografo profissional e Diretor da AMAGG Magal estava numa reunião na Câmara dos Vereadores e não pode comparecer !

    ResponderExcluir
  12. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG9.5.13

    Varo Leo Bittencurt a viatura do zoonosés é uma kombi com inscrição da SMS e tem alto falante.

    ResponderExcluir