quinta-feira, maio 23, 2013

MIRANTE DA GRANJA GANHA MAIS ESPAÇO NA MÍDIA E REVELA NOVAS RUÍNAS DO MONUMENTO




  Equipes de reportagem da Tv Cidade e da Inter TV (afiliada da Rede Globo) estiveram produzindo mais um excelente material jornalístico no Quiosque das Lendas (Mirante da Granja Guarani. Nós, da AMAGG, agradecemos profundamente o carinho da imprensa local e regional que estão nos dando todo o suporte necessário nessa luta pela recuperação deste, que é um dos principais pontos turístico-cultural do nosso município.

Agradecemos mais ainda porque, como em diversas outras ocasiões, os jornalistas pautaram o agora já real processo de recuperação do Mirante, a partir de matérias  que publicamos em nosso blog. 
E, desta vez, nós e os jornalistas fomos brindados com uma surpresa espetacular. A direção da AMAGG, ao analisar fotos antigas do quiosque, percebeu especialmente em uma delas um grupo de seis mulheres reunidas no mirante ao entardecer, como que se preparando para um, digamos, “britânico” chá das 5.
Nos ocorreu, então, que os móveis desse encontro (mesa e cadeiras) ainda poderiam estar na área do mirante. Solicitamos à equipe da Secretaria Municipal de Obras que fizesse uma pequena escavação no local para ver se encontrávamos o precioso tesouro.
Para nossa surpresa encontramos, sim! Não exatamente os móveis daquele encontro de damas no bucólico cenário do quiosque, mas, uma mesa e duas cadeiras de pedras entalhadas à mão, que estavam enterrados poucos metros à frente do Mirante.
E mais, descobrimos, ainda, ruínas de duas escadarias de pedra ao redor do Mirante (coisa que ainda não havíamos identificado em nenhuma imagem antiga do monumento), provavelmente usadas para apreciação mais próxima das belíssimas gravuras de Jorge Colaço que ornamentam os azulejos portugueses do quiosque, retratando suas quatro lendas indígenas.
É possível que essas cadeiras e mesa de pedra tenham sido colocados na área do mirante para servirem de ponto de encontro e “pic-nic” dos visitantes. Afinal, o lugar é extremamente convidativo para o lazer em virtude da espetacular vista que oferece da Serra dos Órgãos, de parte do bairro do Alto, da Granja Comary e da CBF.
Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG
CONFIRA ABAIXO MAIS ALGUMAS IMAGENS DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


 





20 comentários:

  1. Tania23.5.13

    Assistir a entrevista hoje como voces são capazes parabens

    ResponderExcluir
  2. Debora23.5.13

    ESTOU SEM PALAVRAS,POIS É INCRIVEL COMO O ARLEI ESTA LIMPANDO SUA BARRA

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23.5.13

    Magnifico trabalho. Magnifica descoberta. Haveria a possibilidade da reconstrução completa do monumento? Ou existe algum impedimento? Mesmo suas ruínas são maravilhosas mas sonho em ver o Mirante totalmente restaurado e estruturado como um pequeno museu.

    ResponderExcluir
  4. Jorge Ribeiro Luis23.5.13

    Magnifico trabalho. Magnifica descoberta. Haveria a possibilidade da reconstrução completa do monumento? Ou existe algum impedimento? Mesmo suas ruínas são maravilhosas mas sonho em ver o Mirante totalmente restaurado e estruturado como um pequeno museu ou algo assim.

    ResponderExcluir
  5. Alessandro23.5.13

    O que se anotou nesse acordo judicial foi a destinação de R$ 500 mil para a obra.Cuidado população com essa grana!!

    ResponderExcluir
  6. Tiago23.5.13

    Queria pedir a AMAGG que de uma olhadinha na Cascata do Imbuí, um ponto turístico tão visitado no passado e hoje largado as traças.

    ResponderExcluir
  7. Cristiano23.5.13


    Me lembro desse local quando era pqno meu pai me levou ai,que pena ele chegar ao estado q estava,um local com uma arte perfeita abandonada.parabens pela atitude de vcs e pela forca de vontade p deixar esse local melhor.parabens

    ResponderExcluir
  8. Ricardo23.5.13

    TORÇO QUE O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DESSA MARAVILHA, TENHA COMEÇO, MEIO E FIM...

    ResponderExcluir
  9. Mario Peres23.5.13

    Magal esta luta é sua junto do Leo Parabéns amigos um excelente exemplo de cidadania e amor ao próximo. Se todos os bairros tivessem um grupo destinado e perseverante assim, teríamos uma cidade muito melhor!!!

    ResponderExcluir
  10. Dr Jordão23.5.13

    Somos Moradores de Volta Redonda quando chegar em Teresópolis vai ser o primeiro lugar a visitar

    ResponderExcluir
  11. Jorge Ribeiro Luis23.5.13


    Jorge Ribeiro Luis Fico muito feliz em saber do trabalho da comunidade, principalmente do empenho do Leonardo Calazans e do Wanderley Peres e de todos mais que estão contribuindo. Ao mesmo tempo me entristece saber que alguns políticos tem ideias "maravilhosas" e não preservam nem o que já existe. O lago do Saldanha sei que será restaurado mas a Colina dos Mirantes, o mirante do Vale do Paraiso, a praça Olímpica e etc. Todas obras de baixo custo e de restauração de sítios históricos e turísticos. Também me surpreende o fato dos herdeiros da família Sloper, que tanto fez pela cidade no passado, não colocarem a disposição o acervo pessoal que muito interessaria a todos nós. Um grande abraço e mais uma vez parabéns a todos

    ResponderExcluir
  12. Cesar Rodrigues23.5.13

    Este monumento, devidamente recuperado , tem tudo para ser um dos mais visitados de Teresópolis. Se imaginarmos o Lago Iacy também revitalizado, como um fica bem próximo do outro, sem precisar gastar quase nada, o turista e, lógico, os teresopolitanos, terão um passeio simplesmente espetacular!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. O Mirante é testemunha mudo, porém valioso, de um passado distante.Servem para transmitir às gerações posteriores os episódios históricos que neles tiveram lugar e também como referência urbana e arquitetônica para o nosso momento atual.Preservá –los não só para os turistas tirarem fotos ou para mostrar aos nossos filhos e netos, mas para que as gerações futuras possam sentir “in loco” a visão de uma cidade humana e como se vive nela!

    ResponderExcluir
  14. Flavio Serrado23.5.13

    eu queria agradecer em especial ao Magal e o Dim por nunca ter desistido da luta e ainda tem não acabou tenho certeza que vão da o sangue no mutirão de sabado

    ResponderExcluir
  15. Carlos Tuccimei Guinle23.5.13

    Oi Leonardo Calazans, estou indo á SP outra vez esse find. Vou perder o multirão novamente. Abraço e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Gabriel Rocha23.5.13

    Armindo vem se destacando a frente da AMAGG parabens Armindo voce esta de parabens os moradores aprenderam a gosta muito de voce!!

    ResponderExcluir
  17. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG24.5.13

    Obrigado GABRIEL ROCHA, mas o destaque não é meu é de um grupo unido, um beija flor só não apaga o fogo da floresta mas vários já apagam um pedaço, esse grupo que compôe a diretoria tem esse pensamento, todos por um bem melhor não só da Granja Guarani, mas do municipio, logo que conseguirmos uma audiência com o prefeito, colocaremos aqui no blog os projetos que iremos apresentar não só para a Granja Guarani mas para o município. OBRIGADO PELA FORÇA.

    ResponderExcluir
  18. É muito bom saber de mais um local Turistico de Terê.Valeu

    ResponderExcluir
  19. Dr. Rubens Amaral28.5.13

    Armindo voce não deve lembrar de mim, mas lhe conheço bem de Nova Iguaçu. sei muito bem o que voce fez no (CONJUNTO TERTULIANO POTYGUARA) Pombal para os intimos, quando foi da Associação de lá, e sei muito sua competência, para fazer aí também, até hoje seu nome é bem lembrado em Nova Iguaçú, pois sua gestão deixou saudades, e pela certeza de minhas palavras. aí em Teresopolis não vai ser diferente, meus parabéns, continue assim. Seu nome também ficara marcado em Teresopolis.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1.6.13

    Quero ver pega e limpa a merda da praça, que esta uma vergonha..coloca esportes gratuitos para as crianças..concerta a mesa de tênis de mesa que esta uma vergonha e fazer uma lixeira decente ai!!!!
    #ficadica!

    ResponderExcluir