terça-feira, maio 28, 2013

AMAGG COMEMORA INÍCIO DE REVITALIZAÇÃO DO LAGO IACY. PREFEITURA GARANTE VOLTA DA FORMAÇÃO DO ESPELHO D’ÁGUA


Depois de quase uma década de constantes cobranças da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, a Prefeitura de Teresópolis, através da sua Secretaria Municipal de Obras deu início ao processo de revitalização do Lago Iacy, um dos mais importantes pontos turísticos do município. O trabalho começou ontem com a limpeza e capina ao redor do lago. O secretário Denilson Morais deixou claro também que o interior do lago será devidamente limpo e que será feita uma reforma na contenção do espelho d’água para que o lago seja cheio novamente.
Tombado pelo Inepac – Instituto Estadual de Patrimônio Cultural em 30 de abril de 2003, o Lago Iacy, além de importante atrativo turístico tem uma profunda relação cultural com as comunidades da Granja Guarani e da Pedreira. O espelho d’água, de cerca de 5 mil m²,  é abastecido por um límpido riacho que chega à parte alta da Granja Guarani vindo do interior da área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
O local é conhecido pelos moradores mais antigos do bairro como “Lago do Saldanha”, porque, nas proximidades, havia uma residência de veraneio da família do saudoso jornalista, cronista e técnico de futebol João Saldanha, o responsável pela formação da seleção brasileira tri-campeã no México, em 1970.
A expectativa agora é que a reforma do lago não se perca com o tempo. Da última vez que o Iacy foi reformado, o espaço ganhou uma excelente área de lazer e estrutura administrativa ao seu redor. Contudo, com o tempo, o local foi abandonado e, como não havia segurança para a devida guarda do patrimônio, o Iacy foi tomado por desocupados e usuários de drogas que infelizmente passaram a usar o patrimônio como ponto de tráfico e prostituição.
Desta vez será diferente. A exemplo do Mirante da Granja Guarani, outro patrimônio tombado pelo Inepac também em fase inicial de restauro por parte da prefeitura, o Lago Iacy receberá vigilância institucional, muito provavelmente com guardas municipais que sejam moradores da Granja Guarani.
A AMAGG faz questão de externar seu mais profundo agradecimento ao prefeito Arlei e aos secretários Wanderley Peres (Cultura) e Denilson Morais, além de outros membros do primeiro escalão do Executivo pela sensibilização e atendimento desta que era uma reivindicação antiga não só da Granja Guarani, mas de todo o município.
A associação está se colocando, mais uma vez, à disposição do Poder Público para ajudar dentro do possível na preservação deste dois fenomenais pontos turístico-culturais do município. Temos outras idéias para melhor utilização tanto do lago quanto do mirante que, em momento oportuno apresentaremos ao Executivo, como a utilização dos espaços para eventos culturais; inclusão no roteiro turístico do trenzinho que sai da Praça do Alto; a volta dos passeios à cavalo na parte alta do bairro com passagens pelos mirante e lago; fixação de comércio ambulante regular formado por moradores da Granja e Pedreira nos dois atrativos; e repovoamento do lago com espécies de peixes adequadas como tilápias, bagres, carás e mandis, que já existiam no “Lago do Saldanha”, uma vez que o ecossistema do local é amplamente favorável  à reprodução dessas espécies.
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Fotos: Magal



20 comentários:

  1. Angela28.5.13

    Nossa. Sinto tanta saldade desse lugar morava ai pertinnho

    ResponderExcluir
  2. Em março, O vereador Da Ponte (PSDB) esteve em visita à comunidade da Granja Guarani para uma reunião com a diretoria da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (AMAGG). O objetivo da visita foi ouvir as reivindicações dos moradores e encami...Ver mais

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer também os amigos da Imprensa que tanto perturbei nestes últimos anos. a Isadora Jaron ,Felipe da Intertv,Claudia do Globo Serra,Abel Siqueira, Paulo Vicente,Anderson Duarte,Roseane Rosayni Batalha,Sal Garcia,Ronaldo Miguez,Luciano Zimbrão,Demerval, e outros amigos!!!

    ResponderExcluir
  4. Isadora Jaron28.5.13

    Sempre a disposição e feliz pelas mudanças. Nesses anos aprendi com vocês e tenho um carinho especial pela Granja Guarani!

    ResponderExcluir
  5. Cap. Carvalho28.5.13

    Fantástico, o grupo não tem dinheiro ,mas tem uma disposição sem igual forte abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  6. Mauriceia Costa28.5.13

    Mauriceia Costa Todas as manhãs dezenas de pessoas faziam caminhadas e levavam os bichinhos de estimação para passear ao redor do lago. Jovens, crianças e adultos aproveitavam o ar puro do local e a bonita paisagem para colocar a saúde em dia, conversar ou simplesmente relaxar enquanto caminhavam observando as águas calmas do Lago Iacy,esse sonho pode voltar acontecer

    ResponderExcluir
  7. Cristiano Menendes28.5.13

    Gente estive no lago hoje e realmente estão limpando toda área, é de emocionar ver esta revitalização. Estão de parabéns a Amagg a PMT e todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  8. Cesar Rodrigues28.5.13

    Melhor ainda Cristiano Menendes é que temos a palavra do secretário de obras, que certamente fala pela boca do prefeito, que, tanto o lago quanto o mirante irão receber guarda patrimonial. Ou seja, desta vez a PMT está fazendo a coisa certa: recuperan...Ver mais

    ResponderExcluir
  9. Carlos Tapajoz28.5.13

    Tião é um dos caras mais corretos, competentes e trabalhador que conheço.
    Ainda não foi Secretário por não ter estudos e projeção política.
    Mas, certamente, é mais competente do que muitos que já passaram pelas Secretarias de Serviços Públicos e pela de Obras

    ResponderExcluir
  10. Carmen Chaboudet28.5.13

    Carmen Chaboudet Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, fiquei emocionada pq de fato, não esperava ser na velocidade que está sendo, dois dias apenas....todo o matagal foi retirado e hj já estavam passando a máquina na "antiga" grama...ta indo tudo direitinhoooo!!!! Uma enorme maquina está removendo a lama e a terra, dando vazão à água que vem do Parque Nacional....assim que acabarem esta parte, vão colocar manilhas para que esta mesma água passe por dentro delas e aí sim, vão poder fazer o muro de contenção. O que tb me surpreendi, achava que era algo muito maior, estratosférico e tal,rs, do que é na verdade. Somente depois, que será novamente liberada a quantidade absurda que vem do Parque. E o melhor de tudo, hj o condomínio está apoiando totalmente esta revitalização \0/ \0/\0/\0/

    ResponderExcluir
  11. Cesar Rodrigues28.5.13

    Caros Carmen Chaboudet e Bruno Gargiulo, a prefeitura também tem a sua responsabilidade no zelo pelos patrimônios tombados pelo Estado. No caso do Mirante, isso até ficou explicitado no acordo judicial que transferiu para o município a titularidade da área. O mesmo se aplica, no meu entender, ao lago, igualmente tombado pelo Inepac. Se não há guardas patrimoniais em número suficiente, a saída é a contratação de novos servidores e, se não me engano, já há um concurso público em curso no município. Ainda nesta área da segurança, vários municípios brasileiros já implantaram câmeras de monitoramento em pontos públicos estratégicos e outros tantos criaram suas GCMs - Guardas Civis Municipais que também patrulham próprios públicos e ainda ajudam a PM na prevenção da criminalidade. Esse é o curso natural de uma cidade turística na área de segurança e, acredito que a PMT deva se preparar para seguir esse curso, pois, se esperar o Estado agir corre o risco de não ter ações efetivas na área de segurança pública em seu território, além é claro, do que já é arduamente feito pela Polícia Militar.

    ResponderExcluir
  12. Wallace28.5.13

    Magal para Prefeito

    ResponderExcluir
  13. Vladimir Cavalcante28.5.13

    Mantendo a tradição do projeto urbanístico da região, muitos anos à frente do que se passou pela cidade nas décadas seguintes, as Granjas, que já foram mesmo isso, se tornaram bairros habitacionais com caracterísitcas distintas. Mesmo assim, a Granja Comary com o seu lago, de dimensões e beleza inquestionáveis e a Granja Guarani, mais modesta, a prima pobre da história. Não obstante, minha avaliação é de que a Granja Guarani tem um potencial de desenvolvimento muito superior a outra, por uma razão muito simples: está integrada territorialmente ao Parque Nacional da Serra dos Orgãos e possui uma extensão de área verde muito maior. Só isso já a transforma no bairro de maior potencial na Cidade, Leonardo Calazans . Faltam investimentos, para que esse potencial se transforme em realidade. Essa energia humana é um fator determinante.

    ResponderExcluir
  14. Vladimir Cavalcante28.5.13

    E ainda tinha gente negociando com donos de condomínios para "transformar" o Lago e toda sua história, em mais uma "ideia genial", que no meu entendimento visava apenas atender as negociações com pequenos grupos locais. Ainda bem que existe alguma sanidade no bairro. Parabéns AMAGG.

    ResponderExcluir
  15. Carmen Chaboudet28.5.13

    Dormi tão feliz que acordei muitas vezes esperando o dia amanhecer..hj vou pegar vcs pra gente ir fiscalizar o Lago e o Mirante *Armindo Coelho, Magal Lercy e Leonardo Calazans

    ResponderExcluir
  16. Flavio Sertã Furtado Mendonça28.5.13

    Flavio Sertã Furtado Mendonça Grande notícia! Merece mesmo comemoração!

    ResponderExcluir
  17. Paulo Gonçalves28.5.13

    Parabéns à associação e à PMT. Presente para toda a cidade...

    ResponderExcluir
  18. Antônio Carlos Generoso28.5.13

    Parabéns à associação de moradores.Vocês estão dando um exemplo de superação.Foram à luta.Só faço uma pergunta:O lago está estruturalmente seguro, ou seja, sem risco de ruptura?Acho interessante que a secretaria de obras apresente um laudo técnico atestando a sua estabilidade estrutural, visando a segurança dos moradores da localidade.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo30.5.13

    eu queria parabenisar especialmente vc magal pelo belo trabalho que vc vem fasendo eu queria deichar um recado para os moradores da g g abrao o dlho nas proximas eleiçao eu ouvi comentarios que o magal nao quer mais vir candidato este cara ja deuprovas de o quanto ama o bairro

    ResponderExcluir
  20. Bombeirao Magé De Cara Nova2.6.13

    E DE PEQUENO QUE COMEÇA OS BONS EXEMPLOS

    ResponderExcluir