terça-feira, abril 30, 2013

MIRANTE DA GRANJA GUARANI RECEBE CAMINHÕES DE TERRA PARA PROJETO DE PAISAGISMO !





A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, continua dando prosseguimento ao processo de restauração do Quiosque das Lendas, mais conhecido como Mirante da Granja Guarani. Nesta semana, o secretário Wanderley Perez acompanhou a chegada ao Mirante de Cinquenta caminhões de terra que servirá para aterramento do entorno do Quiosque.
O secretário foi acompanhado de diretores da AMAGG e explicou que esta primeira ação faz parte de um projeto de paisagismo do Mirante. O monumento histórico será rodeado por um jardim com várias espécies de flores e plantas ornamentais, e a área será toda gramada. O acesso ao quiosque será feito por um caminho de pedras para que o jardim seja preservado.
A área do Mirante também será, em breve, cercado por telas. O que garantirá a preservação do que restou do monumento turístico e cultural. Paralelamente, a Secretaria de Cultura e a AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Gurarani estão programando vários eventos para o local, nos próximos meses.
Está em fase de negociação a gravação de um vídeo clip de uma conhecida banda de pop rock do Rio de Janeiro no Mirante. A gravação vai fazer parte do próximo DVD da banda e, tão logo as negociações estejam concluídas o nome dos artistas será revelado. Esta ação também tem como objetivo chamar a atenção para a preservação do local.
Em breve o Mirante será palco também de um evento evangélico com a reunião de várias igrejas que atual na Granja Guarani. A Secretaria de Cultura também está agendando um evento surpresa para o Mirante no mês de junho.
Quanto à municipalização da área, as últimas informações dão conta de que o processo de escrituração da área de mirante, que somará nada menos que 1.800 metros quadrados, segue os trâmites burocráticos normalmente e em pouco tempo será concretizado. Com isso, a prefeitura terá acesso à verba de R$ 500 mil já destinados pelo Inepac para o restauro do monumento.  
 O Secretário de Cultura Wanderley Peres o Secretario de Obras Denilson e o Sub Luiz!  
 Homens da Prefeitura trabalhando todos os dias pelo nosso Patrimônio!
A Diretoria da AMAGG  com o Sub Secretario de Obras Tião Correa

11 comentários:

  1. Lidimara Rodrigues30.4.13

    Agora acredito no restauro deste lindo monumento!

    ResponderExcluir
  2. Claudia30.4.13

    Parabéns Magal você esta merece tudo de bom por essa luta

    ResponderExcluir
  3. Flavio Sertã30.4.13

    A comunidade não para de agradecer a Associaçao todo final de semana tem evento e boas noticias eu aprendi a gostar do Bairro por causa de voces!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1.5.13

    O que é memória? É a imagem viva de tempos passados ou presentes. Os bens, que constituem os elementos formadores do patrimônio, são ícones repositórios da memória, permitindo que o passado interaja com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um povo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1.5.13

    O nosso Mirante guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. É um elemento importante para o desenvolvimento sustentado, a promoção do bem-estar social, a participação e a cidadania.

    ResponderExcluir
  6. AMAGG1.5.13

    Todas as pessoas que vivem em cidades históricas devem conhecer alguns conceitos e normas que regem a preservação de um Patrimônio Histórico e lutar pela sua memoria e conservação.

    ResponderExcluir
  7. Carla Torres2.5.13

    Uma luta que esta chegando ao fim com um final feliz

    ResponderExcluir
  8. EDINAR2.5.13

    ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR TODA NATUREZA A SUA VOLTA!
    PARABÉNS A TERESÓPOLIS POR ESTA RIQUÍSSIMA HISTÓRIA SENDO RESTAURADA! QUANDO MINHA NETA TINHA 5 ANOS FIZ O NOSSO "AUTO DE NATAL" NESTE LOCAL, E JESUS NASCEU NO MIRANTE! TENHO AS FOTOS TINHA ATÉ ANIMAIS DE VERDADE, CAVALOS PASTANDO... É UM LOCAL MUITO LINDO E TEM UMA BELA VISTA

    ResponderExcluir
  9. Alan4.5.13

    Saudações meus conterrâneos que noticia maravilhosa quando voltar para o Brasil vai ser a primeira coisa quero visitar

    ResponderExcluir
  10. Cesar Rodrigues4.5.13

    Fruto do trabalho comunitário da AMAGG e consciência profissional e política do atual secretário de Cultura, Wanderlei Wanderley Peres. Parabéns a todos pelo resgate desse importantíssimo monumento turístico-cultural do nosso município.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4.5.13

    Na cabeça de politiqueiros de plantão que se instalaram por aqui, preservação da memória de nossa cidade não dá voto. Igual à galeria de esgoto e seu tratamento, tubo enterrado no chão ninguém lembra mais. Agora asfalto, mesmo que de péssima qualidade descaracterizando essa cidade, aí sim é válido...

    ResponderExcluir