terça-feira, abril 02, 2013

"NOVO" MIRANTE DA GRANJA GUARANI TERÁ ÁREA DE 1.800 METROS QUADRADOS


  Continuamos avançando bastante na questão do restauro do Mirante da Granja Guarani. A vista desta semana ao monumento, feita pelo secretário municipal de Cultura, Wanderlei Peres e técnicos do Inepac, o órgão estadual responsável pelo tombamento do monumento, foi bastante alentadora.
Já sabemos que o Quiosque estará inserido no que podemos considerar um “pequeno complexo turístico” que ocupara 1.800 metros quadrados do terreno cedido pelo proprietário à prefeitura. Muito bom saber que o nosso querido “carramanchão” ganhará uma mesmo que modesta estrutura ao seu redor.
Também comemoramos o fato de os técnicos do Inepac afirmarem ser possível a restauração detalhada dos históricos e belíssimos azulejos do Mirante. A estupenda obra de Jorge Colaço ficará ainda mais reluzente, após sua recomposição.
A cobertura certamente será feita nos moldes da original, até porque, esse trabalho talvez seja bem mais fácil que o restauro das paredes e do piso do monumento.
Imagine quanto eventos culturais poderão ser realizados no local e quanto esses eventos ganharão em brilho tendo a Serra dos Órgãos como moldura de fundo? Imagine o público aplaudindo esses eventos, e no vão das palmas apreciar parte do Alto e o verde da Granja Comary? Imagine ao final deste evento uma caminhada de minutos e o deleite na bucólica paisagem de um Lago Iacy, também devidamente restaurado, e que fica ali pertinho?
Vou mais longe: com tudo isso acontecendo, certamente iremos resgatar outra antiga tradição dos caminhos sinuosos das belíssimas alamedas da parte alta da Granja Guarani, o excelente, saudável e revigorante passeio a cavalo movido pelo mais puro ar de Teresópolis.
Quando era moleque, passei anos alugando os cavalos do “Seo Argemiro” e guiando os turistas em direção à Granja Comary, ou rumo ao Parque Nacional, ou ainda Estrada do Araken acima, por toda a parte alta da Granja Guarani, que, como há 30 anos, ainda está repleta de cedros, eucaliptos e outras árvores centenárias, com passagens obrigatórias pelo mirante e pelo lago.
Obrigados a todos que estão empenhados em trazer de volta à nossa cidade esse misto de cultura e turismo, onde todos ganharão, comunidade da Granja e Município.
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG

INEPAC realiza visita técnica nesta Terça-Feira ao nosso Mirante da Granja Guarani!









 
A direção da AMAGG agradece a cobertura jornalística que as equipes de reportagem do Jornal e TV Diário fizeram, ontem, da visita de técnicos do Inepac ao Quiosque das Lendas, ao lado do secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres. O conglomerado do Diário e outros veículos de comunicação de Teresópolis em muito têm contribuído com as ações promovidas por nossa entidade, o que somos muito gratos pelo reconhecimento. A parceria da associação com pessoas responsáveis e de bem do setor público, como nos tem demonstrado o secretário Wanderley Peres, aliada ao apoio da mídia, está resultando na recuperação de um dos mais importantes pontos turísticos de Teresópolis.
A mesma parceria estamos fomentando para revitalizar o Lago Iacy, outro monumento tombado pelo Inepac e que será recuperado, certamente, com apoio do poder público, da imprensa e das comunidades da Granja Guarani e Pedreira.

9 comentários:

  1. Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irão lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas veem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecível, mesmo que seja desagradável.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2.4.13

    Nosso mirante vai ser com certeza um dos pontos mais visitados e comentados da nossa região, pela beleza e pela luta. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo4.4.13

    Show de bola esse trabalho na restauraçao

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Ferreira4.4.13

    ATITUDE...basta um levantar a bandeira e vem muita gente na carona e os verdadeiros também...parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Roger4.4.13

    Que mais grupos organizados e associações, ou até mesmo a iniciativa privada abracem mais pontos de interesse pela cidade. Muitas das vezes ficamos apenas esperando o poder público, mas peraí: temos braços, pernas e boas ideias: pq não canalizar tudo isso coletivamente? É o que estamos vendo a galera da GG fazendo e os resultados estão aí, aparecendo. Proatividade faz toda a diferença!! Sugiro um mutirão para cuidar dos pontos turísticos de Teresópolis. Quem sabe essa ideia não possa ser desenvolvida

    ResponderExcluir
  6. Atmav Leões da Serra4.4.13

    Parabéns a todos da AMAGG,uma Vitória Histórica,Depois Lutem Pela conservação do Mirante,Existe Inúmeros Pontos Turísticos em Teresópolis que Precisam de Revitalização,Estamos aqui oferecendo a Nossa Ajuda,Juntos somos mais Fortes,Ótima quarta a Todos !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Atmav Leões da Serra4.4.13

    Parabéns a todos da AMAGG,uma Vitória Histórica,Depois Lutem Pela conservação do Mirante,Existe Inúmeros Pontos Turísticos em Teresópolis que Precisam de Revitalização,Estamos aqui oferecendo a Nossa Ajuda,Juntos somos mais Fortes,Ótima quarta a Todos !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8.4.13

    Parabéns a AMAGG por essa vitória, fiquei emocionado em ver a notícia agora ter virado realidade a restauração do Mirante da Granja. Tem uma vista linda.

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz pela recuperação da nossa Carramanchão e o lago do saldanha ! Parabéns AMMAGG

    ResponderExcluir