sábado, abril 13, 2013

Capoeira chama atenção para restauro do Mirante da Granja Guarani


    A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani em parceria com os projetos sociais Lutando Pelo Bem e Ganga Zumbi promoveu ontem (13/03) uma roda de capoeira no Quiosque das Lendas. O evento teve como objetivos a difusão da cultura afro-brasileira, e ainda serviu como ação para chamar a atenção sobre o processo já deflagrado de restauração do Mirante da Granja Guarani, um dos principais patrimônios culturais e turísticos do município que há anos estava abandonado.
Apesar da forte chuva que caiu sobre o bairro na manhã de sábado, pouco antes do evento, o “Capoeira no Mirante”, acabou atraindo um bom público para as apresentações da nobre luta e dança africanas. A coordenação do evento ficou por conta dos mestres Cidinho e Batata, com apoio do professor Luan, todos do grupo de capoeira Ganga Zumbi. a atividade cultural contou com apoio, ainda, de comerciantes do bairro e do Projeto Social Lutando Pelo Bem que ensina Jiu-Jitsu a mais de 60 crianças da Granja Guarani e Pedreira.
A avaliação dos organizadores é que o saldo do evento foi “bastante favorável”. Segundo a diretoria da AMAGG, “este foi só mais um passo para chamar a atenção das autoridades e da comunidade para a necessidade de restauração do Mirante da Granja Guarani”. O projeto, que conta com o apoio do secretário municipal de Cultura Wanderlei Peres, está na fase de escrituração do terreno doado para a municipalidade.
O Mirante, após devidamente restaurado, estará inserido em um complexo turístico que terá 1.800 metros quadrados. O restauro do monumento já conta com verba destinada no Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O montante reservado para o Quiosque das Lendas (nome oficial do Mirante) é da ordem de R$ 500 mil e a expectativa é que os trabalhos de restauro sejam iniciados ainda este ano, após superada a fase burocrática de municipalização do terreno.

   Depois da bem sucedida apresentação de Capoeira ontem, no Mirante, a AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani se prepara para mais uma semana de intenso trabalho. A partir de amanhã estaremos nos reunindo com autoridades municipais, dando sequência a uma série de encontros que visam a regularização de uma área no bairro, onde ficará a sede da AMAGG.
Também nesta semana novos contatos serão feitos no acompanhamento do processo de restauro do Quiosque das Lendas, que conta com o importante apoio do secretário de Cultura, Wanderley Peres e do prefeito Arlei. No Poder Executivo ainda trataremos do processo de revitalização do Lago Iacy, que já está recebendo sinal verde por parte da Administração Municipal.
Mas, não é só isso. Estamos, também, ultimando os preparativos para uma Ação Social que será realizada, no próximo dia 27, na Granja Guarani, com apoio da Viação Dedo de Deus. Entre outras atividades teremos cortes de cabelo, avaliação bucal, palestras na área de saúde, além de uma grade festa para as crianças carentes do bairro.
A empresa, neste dia, também manterá no evento um ouvidor geral para receber sugestões ou críticas sobre o trabalho da Viação de Deus no bairro e no município. Anote na sua agenda, participe e faça valer sua cidadania em mais este evento da AMAGG!





















Agradecimentos Especiais
O Grupo Ganga Zumbi, Projeto Social Lutando Pelo Bem, Sergio Gravações, Charlinhos Mercados, Dudu da Casa do Biscoito, Zezinho, Padaria Granja Guarani, Foto Studio Teresópolis ,Carmen e as Autoridades presentes Da Ponte e o Fabinho Filé .
Fotos: Magal Texto: Cesar Rodrigues Jornalista Video: Leonardo Calazans
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

21 comentários:

  1. Claudia14.4.13

    Meu filho joga capoeira, e anteontem pegou seu cordel verde (graduação).
    Eu acho a capoeira algo mágico, nosso e que os brasileiros não valorizam.

    ResponderExcluir
  2. Suzana Batista14.4.13

    Eu jogo capoeira a 6 anos...tambem tenho treinado muito pra trocar de corda...vamos ter batizado em junho...
    Fico muito feliz pelo seu filho, sei o quanto isso deve ser importante para ele...
    Mas o que mais me deixa feliz eh o apoio da AMAGG a capoeira...imagina que na minha familia ninguem entende porque eu pratico capoeira...capoeira pra mim eh uma filosofia de vidaParabens a vcs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer enorme participar de deste evento ! Foto Studio Teresópolis

    ResponderExcluir
  4. Mestre Nagô14.4.13

    Sou Mestre de Capoeira do Grupo Abadá praticante de Capoeira e nunca vi um Cenário tão maravilhoso para a nossa Cutura Brasileira quando for a Teresópolis quero conhecer o local!

    ResponderExcluir
  5. http://www.facebook.com/media/set/?set=a.485802558153667.1073741825.245422668858325&type=1 vejam as fotos do Foto Studio Teresópolis

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo Profissionalismo de voces estão de Parabéns belíssima contribuição,ate o dia 27!!

    ResponderExcluir
  7. Cesar Rodrigues14.4.13

    ANTES QUE EU ESQUEÇA QUERO DEIXAR O PARABÉNS AI PRA TODO MUNDO DA AMAGG. SEI QUE CADA UM TEM A SUA VIDA PRÓRIA, PRECISA CUIDAR DAS SUAS COISAS PARTICULARES, SERVIÇO, ESPOSA, FILHOS, SUPERMEWRCADO, ETC... E, MESMO ASSIM, NOS ÚLTIMOS TEMPOS INTENSIFICARAM AS AÇÕES EM FAVOR DO BAIRRO. ESTOU MUITO CONTENTE COM TODOS VOCÊS...

    ResponderExcluir
  8. Atmav Leões da Serra14.4.13

    Bom dia ,como disse em meu Comentário,me senti Traído pela Viação Dedo de Deus,não é pela Granja Guarani,não pelo Bairro do alto,onde nasci e fui Criado,lugar que tanto amo,peço desculpas por isso,em breve levarei uma Proposta de Parceria com a...Ver mais

    ResponderExcluir
  9. Carmen Chaboudet14.4.13

    ... Temos muito ainda pra fazer na Granja...a estrada é longa, cheias de curvas suntuosas e armadilhas. Parcerias com gente do bem, são fundamentais , afinal, vcs (nós) possuem (ímos) metas. E foi e é, com muita humildade, seriedade, determinação e persistência que vcs a cada dia sobem mais um degrau nesta longa escada. Como costumo dizer, o mérito é todos de vcs e que venha a VDDL e quem mais puder acrescentar. Ficamos superfelizes dela comparecer com esta Ação Social e será muito bem recebida pela comunidade. Temos visto, parceiros chegando para somar e isto só acontece por que vcs possuem moral e ética, respeito e credibilidade, o que faz com que, atraiam coisas ótimas para a Granja... Nossos projetos são ambiciosos, né, mesmo? Mas, vamos conseguir transformá-los em realidade porque a união faz a ação. E estamos todos unidos "pra valer" e pela primeira vez, até o poder público tá do nosso lado...Muito bom tudo isso!!!! Esta é a hora pq vcs fizeram acontecer para que ela chegasse, com muita dignidade. E chegou,rs. Muito me orgulha em ter conhecido vcs e ser tão bem aceita por todos. O carinho de vcs comigo, não tem preço. E a recíproca é verdadeira.... Amoooooo vcs.

    ResponderExcluir
  10. Renata14.4.13

    Quero parabenizar o companheiro Magal, pelo papel que vem desenvolvendo, à frente da Associação de Moradores ,é um rapaz humilde e que realmente corre atras para favorecer aos mais humildes, seja com brinquedos ou qualquer outro beneficio, isso sem contar com qualquer ajuda da prefeitura ou de vereador, para esses eventos ele conta apenas com os seus Diretores.
    Por estas atitudes que voce merece o maior respeito da nossa comunidade como lider que voce é.
    parabens mais uma vez.

    ResponderExcluir
  11. Michel14.4.13

    Parabéns a Associação de Moradores excelente festa de confraternização dedicada a nossa populaçãO.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14.4.13

    Parabens a associação de moradores pelo seu trabalho continUe sempre assim, ajudando a alegrar as crianças da comunidade,ao amigo acima o Magal não é Presidente mas bem que poderia ,cade o Presidente e a Vice que não participaram deste importante evento.Quanto os Vereadores não tinha nada de esta lá o evento é da Associaçao não da PMT!

    ResponderExcluir
  13. Dr Marcio14.4.13

    Parabéns!!!!
    Por esta iniciativa de tds estar ofertando as famílias carentes de nosso lugar sacolões de alimentos e DIVERSÃO!
    Deus lhe abençõe sempre!

    ResponderExcluir
  14. Suzana Batista14.4.13

    Parabéns a AMAGG,e vamos cuidar das prioridades: Local para funcionamento da associação e cobrança de contribuição aos associados para acabar com esmola de vereador.

    ResponderExcluir
  15. Luiz Pedreira14.4.13

    Gostaria de agradecer a Associação dos Moradores pela linda homenagem prestada ao grupo Gamga Zumbi

    ResponderExcluir
  16. AMAGG14.4.13

    "COMUNIDADE UNIDA É COMUNIDADE FORTALECIDA"

    ResponderExcluir
  17. Henrique14.4.13

    pow ficou show, boa essa ideia da capoeira, se fosse hoje eu tinha ido la
    ta ficando melhor q essas reportagens das tvs da cidade, investe na carreira de reporter ta mandando bem.

    ResponderExcluir
  18. Carlos T Guinle14.4.13

    Demais filha de 15 anos fazia capoeira e éra boa! Ficaram ótimas as fotos. Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Sergio Ferucio Epifanio14.4.13

    Obrigado galera tenho ficado comovido com o carinho com que vcs tem levado a associação por isso posso garantir que a fonte jamais secará pois Deus honra a quem tem honra, obrigado pelo apoio, quem sabe um dia ser secretario esta nas mãos de Deus e se implantar o sistema pirámmde do esporte que é o meu projeto posso garantir que vcs serão meus embriões da sucessso dessa nova norma do esporte em tere

    ResponderExcluir
  20. Andreia14.4.13

    Parabens a AMAGG e o Dudu Vcs estão revolucionando o Bairro!

    ResponderExcluir
  21. ARMINDO COELHO PRESIDENTE DA AMAGG20.4.13

    Quero responder diretamente ao sr. anônimo quie infelismente a secretária de saúde não pode destacar uma unidade movél para este evento, e como eu estava literalmente acamado, com desconfiança de dengue, pois passei há quinta e a sexta no Rio de Janeiro, capital, não queria por em risco nenhum morador pois, no mirante existe vários focos de mosquito, e se por acidente um mosquito me ferruace e depois ferruace um morador com certeza transmitiria a doença, e também no local não havia por perto um banheiro e eu de cinco em cinco minutos estava usando, quanto há questão do Magal ser presidente, não vejo nada de mais, pois competência ele tem, por isso está na minha diretoria, quanto ser PRESIDENTE PARTICIPANTE, acredito quer voce não me conhece, ou não quer me conhecer, pois se houver uma enquete dentro da GRANJA GUARANI, principalmente na aréa de saúde, com ceretza voce mudará de idéia, para terminar já sabendo do evento e com viagem pogramada antes do evento na ultima reunião na presença da diretoria elegi o Diretor Leonardo para responder pela presiência, neste evento. Espero que voce venha as nossas reuniões para conhecer melhor esta diretoria. Obrigado

    ResponderExcluir