sábado, março 23, 2013

PREFEITURA INICIA LIMPEZA NO MIRANTE DA GRANJA GUARANI

     Como prometido pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Perez, foi dada a largada para a recuperação do Quiosque das Lendas ou, se preferirem, o Mirante da Granja Guarani ou ainda o nosso tradicional "Carramanchão". Uma equipe da prefeitura, acompanhada por diretores da AMAGG iniciou a limpeza do patrimônio tombado pelo Inepac, bem como o terreno à sua volta.
Mesmo castigado pelo tempo (e pelo descaso) o Quiosque continua imponente.
Bastou apenas essa faxina inicial para se perceber a beleza do monumento, com as cores fortes nos azulejos de Jorge Colaço em perfeita harmonia com o amarelo não menos forte de um Ipê próximo e o verde intenso da Serra dos Órgãos ao fundo.
Nós, da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, agradecemos à prefeitura, através da Secretaria de Cultura, bem como a todos os companheiros que compreenderam nossa luta pelo restauro desse magnífíco monumento histórico e cultural para o município, e que tem um valor inestimável para a nossa comunidade.
Vamos acompanhar cada passo seguinte ao necessário processo de restauro do Mirante. Agora, resta a devida escrituração do terreno para que o Estado libere os recursos necessários, da ordem de R$ 500 mil, para a obra.
No momento certo, vamos procurar nossos representantes na Assembléia Legislativa para agilizarem a liberação do dinheiro. Enquanto associação, vamos continuar dando crédito a quem efetiva ajuda nossa comunidade e cobrando em público aqueles que se desviam dos interesses públicos.
Perdemos muito tempo, é verdade, desde o acordo judicial que garantiu a municipalização da área. Mas, nunca é tarde quando se tem boa vontade para trabalhar. E vontade de trabalhar não nos falta. Resta também à comunidade colaborar para que este patrimônio, mesmo nesta etapa embrionária de recuperação não continue sendo depredado. O terreno deverá ser cercado e isso deve ser respeitado por todos.
Em breve teremos de volta nosso Carramanchão. Isso significa visibilidade e divisas para o município, com a volta dos turistas e, se a comunidade for organizada e trabalhar dentro da legalidade, também poderá usufruir dessa circulação de visitantes e recursos no Mirante. Estamos e continuamos atentos! Paralelamente iremos promover ação idêntica para recuperação do Lago Iacy, nosso não menos tradicional "Lago do Saldanha".
Cesar Rodrigues
Jornalista-Colaborador da AMAGG
Fotos:Magal

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa Associação, esta semana foi de muita alegria com asfalto nas principais ruas do bairro a pedido da AMAGG, a entrega de uma mesa nova de Totó e outra de Ping Pong para a Escola Professor Silvio do Amaral, se já não bastasse ainda teve essa belíssima ação da PMT no nosso Caramanchão (Quiosque das Lendas), parabéns a todos os envolvidos! Disse o Diretor de Obras da AMAGG Magal .

17 comentários:

  1. Alves24.3.13

    Parabéns associação!!!! A limpeza foi o marco para o início da melhoria. Realmente temos que cobrar nossos direitos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24.3.13

    Parabéns pelos que nunca desistiram na recuperação do Mirante, vamos ver se não vai ficar só na limpeza como já fizeram tempos atrás.

    ResponderExcluir
  3. Jacira Apolinaria Souza da Silva24.3.13

    Aleluia!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24.3.13

    finalmente uma boa noticia partindo de Terê!

    ResponderExcluir
  5. Alessandro Falcão24.3.13

    Até que enfim o poder público está valorizando a nossa cidade de alguma forma, apesar de ser carioca, amo teresópolis e só quero ver o melhor que teresópolis pode nos dar e deixar os governantes saberem que nós cidadãos somos muito mais importantes do que até eles que estão no poder e não movem nenhum papel para valorizar o que teresópolis tem de melhor. E assim a hipocrisia de nossos governantes em paralizar um progresso que é a CEG em teresópolis para marketing pessoal ao invês de estar cooperando na fiscalização das mesmas...

    ResponderExcluir
  6. Jackie Hecker24.3.13

    Maravilhoso!! Sonho se tornando realidade!! Amém!!

    ResponderExcluir
  7. BRUNO24.3.13

    Pelo amor de Deus. Que os representantes dessa cidade no Estado, ou pelo menos que se dizem representantes, ajam com o pensamento na cidade, no patrimônio histórico.

    Chega de denuncismos baratos, de tentar derrubar o Governo Pra ganhar o poder. Isso está matando a cidade e já já não irá restar nada pra governar.

    Que os que se dizem representantes da cidade no Estado façam jus ao salário que recebem e trabalhem pela cidade e não pelo poder.

    ResponderExcluir
  8. Marcio de Paula24.3.13

    PARABÉNS ASSOCIAÇÃO! PELO GRANDIOSO AÇÕES QUE SÃO REALIZADA.SOU PRESIDENTE DE UMA ASSOCIAÇÃO DE DESPORTO E MORADORES NO MUNICIPIO DE ALCOBAÇA, PRECISAMOS TROCAR INFORMAÇÕES REFERENTES AS NOSSAS ENTIDADES.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo24.3.13

    Que bom que a democracia chegou no bairro. a associação ficou tanto tempo nas mãos de um único homem deste bairro e nunca nada foi feito e agora ele terá que ver a a sede da associação ser construida em frente ao lado. Eu vou ajuda comprar material de construção para essa sede e . Parabéns Armindo

    ResponderExcluir
  10. Marcia24.3.13

    até que enfim essa associaçao foi parar nas mãos de gente digna e honesta, parabens pelas realizações e continue assim Magal que voçê vai longe...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo24.3.13

    Agradeço ao elogio, contudo não estou fazendo nada além da minha obrigação. Quando decidi entrar para AMAGG, foi para para trabalhar e trazer melhorias para o meu bairro. Esses reconhecimento é sinal de que aos poucos nosso bairro está melhorando, mas este é somente o passo inicial, muitas coisas boas estão por vir!

    Magal.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo24.3.13

    Tenho 25 anos, e somente agora estou vendo mudanças significativas no bairro, pois vejo um equipe que está realmente decidida a trabalhar, e os que eu mais vejo trabalhando é o Magal e o Leonardo (Dinho). Como a restauração do quiosque das lendas (Carmanchão), do lago iacy, o asfalto nas ruas, os brinquedos doados para a escola, no qual eu estudei quando criança... Isso tudo me alegra, em ver meu bairro crescendo.

    Contudo o que me deixa triste e ver uma suposta "inveja" de outros moradores, que depois da luta travada para a conquista de melhorias querem se aproveitar dos "louros".... Não quero citar nomes nem nada, mas foi o que eu vi, o candidato do bairro (ao menos foi o que recebeu apoio de uma igreja) fingindo que estava preocupado com as obras do bairro. Engraçado que depois da eleição ele virou a cara para muitas pessoas, inclusive para mim... Realmente é um aprendizado, deixo este comentário para que possamos abrir os olhos nas próximas eleições. Não vamos votar em um candidato que promete mundos e fundos, mas só está interessado em tirar proveito da maquina pública, com ambições pessoais.
    Vamos votar em alguém que queira realmente o bem do bairro. Vamos votar consciente, não vote por que tal pessoa se diz seu amigo, vote em quem já está fazendo algo pelo nosso bairro.

    Atenciosamente.

    Guy Fawkes.

    ResponderExcluir
  13. Legal !
    Que bom que Léo, Armindo, Carmen, Magal e outros, fizeram fazer sua luta e, ao invés de "ajudas" insignificantes, conseguiram sensibilizar, órgãos de imprensa e o Governo Municipal para que, de uma vez por todas, cumprissem com seu papel na recuperação, manutenção e conservação de um patrimônio não só dos moradores da Granja Guarany, mas de TODA Teresópolis.
    PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo25.3.13

    É isso ai anonimo, e o tal candidato ainda deu uma pernada no seu "amigo" pastor eles estão inclusive de malzinho.é mole até na igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo25.3.13

      Agora so falta o campo america parabens vlw

      Excluir
  15. Anônimo26.3.13

    so falta agora este candidato dizer que ele que esta cuidando da restauraçao do carramanchao moro no bairro a 50 anos hoje eu tenho vontade de sair daqui este tipo de pessoa me da nojo numca fez nada pelo bairro agora que o bairro tem uma associacao que corre atras de melhorias pro bairro me aparece um cidadao querendo aparecer vc morador abra teu olho em 2016 esta pessoa ainda vai aprontar muitas coisas eu estou de olho

    ResponderExcluir
  16. Meus parabens, por essa iniciativa,eu acho um espetaculo esse lugar e muito triste de estar largado, pretendo ir tirar muitas fotos lá;
    sabrina
    :D
    sabrinizza.wordpress.com
    terejour.blogspot.com

    ResponderExcluir