quinta-feira, março 28, 2013

O MIRANTE DA GRANJA GUARANI – OPINIÃO PESSOAL.


     Antes de qualquer consideração, deixo claro que tudo que vier abaixo dessa linha será opinião pessoal minha, Cesar Rodrigues, jornalista, atualmente residindo em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, mas, cidadão teresopolitano, nascido no honrado e tradicional bairro da Granja Guarani, o que para mim é motivo de muito orgulho.
Vários conterrâneos e não conterrâneos, mas moradores de Teresópolis, até mesmo parceiros com certa influência na cidade, já indagaram a mim e aos colegas da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani, o que me motiva, mesmo à tamanha distância, “comprar a briga” (no bom sentido, é claro!) dos moradores do bairro e de alguns interesses que extrapolam os limites da Granja Guarani.
Nunca parei para pensar nisso, mas, no fundo, o que me move é ver meus amigos e minha cidade bem. Talvez a idade e o que chamo de “sina do Salmão” sejam a explicação. O Salmão, a exemplo de outros peixes, como todos sabem, no final da vida, encara uma longa jornada contra correntezas e cachoeiras, dispara rio acima onde nasceu para desovar e dar um novo ciclo rumo a preservação da espécie. Sem ser piegas, quem sabe seja essa a minha piracema.
Muito bem, piracema à parte, volto aqui à questão da restauração do Quiosque das Lendas, o nosso querido carramanchão, turisticamente denominado de Mirante da Granja Guarani. Fontes dignas de todo o crédito nos adiantaram que os recursos acordados em juízo para a recuperação do monumento e oriundos do Inepac estão assegurados.
O que se anotou nesse acordo judicial foi a destinação de R$ 500 mil para a obra.
Pessoas interessadas na questão, como  o Marcio de Paula, pelo que deu entender colaborador do deputado Nilton Salomão, se preocuparam em checar no Inepac se a verba ainda está disponível e receberam uma negativa em função de já terem se passado dois anos do acordo.
Não conheço o deputado e seu colaborador. Mas, na primeira oportunidade que tiver o farei com toda certeza, até porque, como representantes teresopolitanos na Alerj, certamente os mesmos estão ao lado da AMAGG nesta luta, que, na verdade, é de todo o município.Tive acesso a outras fontes sobre o caso e, a informação que obtive, é que a verba permanece lá e sendo corrigida anualmente, até ser efetivamente utilizada. Assim também entendo, até porque a destinação do recurso é fruto de um acordo judicial e, esta é a parte do Estado no acordo.
De toda forma, estou bastante otimista neste caso. Temos um secretário (Wanderley Peres) e um prefeito (Arlei), hoje, verdadeiramente interessados  na recuperação do ponto turístico. Igualmente temos um deputado (Salomão) dando todo suporte para que isso se concretize (aliás, pode ser que venhamos a precisar ainda mais do deputado, caso a referida verba não seja suficiente para o devido restauro do Mirante. Nesse caso, uma emenda parlamentar resolve a questão). E temos, na base de tudo isso, uma associação de bairro (AMAGG) mais do que atuante capaz de dar a liga à essa massa de várias tendências políticas que se unem em favor de um interesse comum do município.
Ou esse mirante é restaurado ou emancipamos a Granja Guarani, atendendo sugestão do próprio prefeito. Brincadeirinha Excelência...
P.S.: Não esquecemos da necessária reforma no Lago Iacy.
Cesar Rodrigues

41 comentários:

  1. Jorge28.3.13

    Que esse magnifíco trabalho não caia no esquecimento e seja apenas o ínicio de muitos outros. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28.3.13

    Corpo Ação Tomara que o Wanderley de uma olhadinha na Cascata do Imbuí, um ponto turístico tão visitado no passado e hoje largado as traças.

    ResponderExcluir
  3. Geizilane Costa Natalio28.3.13

    Esta ficando muito bom ,e´maravilhoso ver um sonho de uma comunidade ,se tornando uma bela realidade ,a prefeitura esta de parabéns ,e os funcionários estão se empenhando bastante ,estou conferindo de perto .

    ResponderExcluir
  4. Atmav Leões da Serra28.3.13

    TAMO JUNTO IRMÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cristiano Elloco Tattooist28.3.13

    Me lembro desse local quando era pqno meu pai me levou ai,que pena ele chegar ao estado q estava,um local com uma arte perfeita abandonada.parabens pela atitude de vcs e pela forca de vontade p deixar esse local melhor.parabens

    ResponderExcluir
  6. Anônimo28.3.13

    po irado cara esse lugar e perfeito cara, me recordo como era, essa pintura nem se fala merece uma recuperacao, espero um dia ver isso ai como era, parabens msmo e dnovo p vcs

    ResponderExcluir
  7. fLAVIA28.3.13

    É simples, o Brasil é um país aculturado!

    ResponderExcluir
  8. Mauriceia Costa28.3.13

    Quem não valoriza o passado não pode esperar muito do futuro!

    ResponderExcluir
  9. Hudson Murtha28.3.13

    Muito legal saber isso Leonardo Calazans, um belíssimo lugar que estava sendo usado com outras finalidades malévolas. Tomara que se restaure e mantenha esse lindo e histórico lugar.

    ResponderExcluir
  10. Fernando Mello28.3.13

    Fernando Mello Parabéns pelo trabalho da AMAGG uma verdadeira prova de cidadania, amor pela Granja e pela cidade como um todo. Esse é um exemplo que merece ser seguido. Que o lago Iacy (ou Jacy como querem alguns) seja o próximo passo. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo Ferreira28.3.13

    TORÇO QUE O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DESSA MARAVILHA, TENHA COMEÇO, MEIO E FIM...

    ResponderExcluir
  12. Lilian Duarte28.3.13

    Parabens ao Vereador Da Ponte Psdb...que teve a feliz ideia de apoioar esse projeto. Agora, junto com a Sec de Cultura e Associação de Moradores da Granja podemos ver resultado do trabalho e boa vontade...Juntos a gente chega lá...CREDITOS A QUEM TEM C...Ver mais

    ResponderExcluir
  13. Uma pessoa muito especial o Da Ponte Psdb Lilian Duarte pois seu carisma e boa vontade em ajudar contagia!

    ResponderExcluir
  14. Renata Carla28.3.13

    ki bom,vai fica lindo novamente mega produçao ein belissimas fotos!!

    ResponderExcluir
  15. Cristiano Menendes28.3.13

    A união neste momento é fundamental, como ja me pronunciei antes. O mirante pronto pode ser um marco na cidade e uma prova que quando existe parceria entre estado e municipio as coisas funcionam.

    Com certeza a população saberá dar o devido valor ao prefeito e secretários, bem como ao Deputado Salomão.

    A união é fundamental.

    ResponderExcluir
  16. Marcel Robalinho Senra Peçanha28.3.13

    Seria legal se a mesma iniciativa fosse extendida para os patrimoniso tombados pelo inepac na cidade
    casa das Irmãs Perry, ali perto da escola higino que está quase que totlmente no chão...
    Chalé na praça Balthazar da Silveira, q já foi biblioteca e sec de cultura e é subutilizado.

    ResponderExcluir
  17. Luis Paulafreitas28.3.13

    Bonito, isso! Será possível restaurar os azulejos?

    ResponderExcluir
  18. Cesar Rodrigues28.3.13

    Este monumento, devidamente recuperado , tem tudo para ser um dos mais visitados de Teresópolis. Se imaginarmos o Lago Iacy também revitalizado, como um fica bem próximo do outro, sem precisar gastar quase nada, o turista e, lógico, os teresopolitanos, terão um passeio simplesmente espetacular!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Jackie Hecker28.3.13

    Maravilhoso!! Sonho se tornando realidade!! Amém!!

    ResponderExcluir
  20. Bruno Gargiulo28.3.13

    Parabéns mesmo! É uma simples ação que Irá deixar um grande legado!

    ResponderExcluir
  21. Mario Aranha28.3.13

    Mario Aranha Parabéns amigos da Granja Guarani um excelente exemplo de cidadania e amor ao próximo. Se todos os bairros tivessem um grupo destinado e perseverante assim, teríamos uma cidade muito melhor!!!

    ResponderExcluir
  22. Fernando Mello28.3.13

    ISSO É HISTÓRICO!!... Caramanchão da Granja Guarani sendo recuperado para a cidade. Nossa luta não foi em vão!!

    A Prefeitura de Teresópolis, através de ação conjunta das secretarias de Cultura e de Obras e Serviços Públicos, deu início no último sábado, 23 de março, ao projeto de recuperação do Quiosque das Lendas. Mais conhecido como Mirante da Granja Guarani, o importante ponto turístico e histórico de Teresópolis estava em estado de completo abandono. Depois de um acordo judicial firmado em março de 2011, o Mirante começa a sofrer as primeiras intervenções visando o fim da depredação e até mesmo sua revitalização.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo28.3.13

    O Mirante é testemunha mudo, porém valioso, de um passado distante.Servem para transmitir às gerações posteriores os episódios históricos que neles tiveram lugar e também como referência urbana e arquitetônica para o nosso momento atual.Preservá –los não só para os turistas tirarem fotos ou para mostrar aos nossos filhos e netos, mas para que as gerações futuras possam sentir “in loco” a visão de uma cidade humana e como se vive nela!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo28.3.13

    eu queria agradecer em especial ao leonardo por nunca ter desistido da luta pela restauraçao deste belo monumento historico e agora o meu amigo magal pelas belas fotos mostrando detalhes das historia magal vc e o leonardo merecem todo o respeito dos teresopolitanos quem dera se na maioria de nossos bairros de nossa cidades tivecemos gente como vcs nao posso de esaltar o empenho de um jovem vereador o da ponte e ao nosso cecretario vanderlei perez e tambem ao nosso prefeito arlei o meu muito obrigado por vcs existirem em ver o video eu chorei de emoçao obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  25. José Lameiras28.3.13

    Terão que contratar um especialista em restauração de azulejos

    ResponderExcluir
  26. Anônimo28.3.13

    magal parabens pelas belas fotos quem e proficional tem um olhar de artista parabens

    ResponderExcluir
  27. Carmen Chaboudet29.3.13

    Cesar Rodrigues, meu querido...Tb farei meu desabafo da minha opinião pessoal,rs. A politicagem é implacável, infelizmente. Estamos assistindo a interferência de certas pessoas com o intuito de denegrir à ação conjunta da PMT/MP/Comunidade, lançando "fatos" inverídicos e/ou pra lá de questionáveis, e até como te disse, chegando ao cúmulo de tentar induzir a um erro gravíssimo estes nossos amigos da AMAGG. Vindo de quem veio, as acusações seríssimas que foram "explanadas", no mais puro "denuncismo", e da maneira que foi, pessoalmente, ditas pela sua própria boca, é muito "complicado", confiar nestes tipos de pessoas, pois as suas atitudes são deploráveis. Portanto, hoje, não duvido de mais nada. Ao contrário, desconfio e muito da infiltração repentina de alguns, num momento que entendo ser eu, inoportuno e sem nexo. Não desta forma que estão fazendo. Mentindo na cara-de-pau sobre a parceria que já está solidificada e que está sendo muito bem conduzida. Denigrem as instituições e pessoas envolvidas, sem dó e nem piedade. São postagens aqui no Face, são blogs, jornais...um bombardeio de "denúncias" ou relatos de "fatos", que, nós, sabemos que são caluniosas, afinal, não condizem com a verdade. Criam factoides , para que estes, ali na frente sejam usados como moeda de "troca" e/ou benefício. E nesta busca desesperada dos holofotes, podem apagar todas as luzes. Desconfio e muito, da ambição descontrolada pelo poder a qualquer custo. São capazes de fazer qualquer coisa para colherem os frutos que jamais plantaram ou até, regaram. Entendo que estas mesmas pessoas, deveriam ser humildes e admitir, que é hora de deixar a politicagem de lado e reconhecerem que o mérito todo e exclusivo é da AMAGG, que está há 30 anos SOZINHA lutando pelo Quiosque das Lendas. Se hoje, existe um grande esforço e boa vontade política, entre as partes, para esta restauração, foi pq esta Associação estava "berrando" por socorro e buscando incansavelmente por esta restauração e pela união dos poderes em prol do Mirante. Hoje, temos à agradecer à ela e ao empenho de todos ( PMT/MP/ Comunidade). Uma parceria que está dando certo e temos muita crença que agora, a cidade vai ganhar este "presente". Com o esforço de todos, em harmonia, não com politicagens. Se querem participar, contribuam com honestidade e dignidade. Acrescentem. Somem a esta causa. Mas, não a prejudiquem, como estamos vendo acontecer.(...) Como não me canso de falar, só a união faz a ação. E quem é do bem, pode e deve chegar, porque precisamos de todos nesta causa.(...) Aproveitando também o espaço, rs, é bom lembrar, do Lago Iacy, pois tb queremos ele revitalizado, né, mesmo? rs abs

    ResponderExcluir
  28. Ademir Almada29.3.13

    Abração e Feliz Páscoa para vc e família

    ResponderExcluir
  29. Anônimo29.3.13

    PARABENS FICO MUITO FELIZ DE VCS ESTA FAZENDO REVIVER NOSSO PATRIMONIO ,E TANTAS OUTRAS COISA ESTA INDO BEM AI NO NOSSO BAIRRO DEUS Abençoei VCS UM GRANDE ABRAçO...

    ResponderExcluir
  30. RUBENS29.3.13

    Graças a DEUS, conseguiram, fico muito feliz, por vcs e a cidade, Feliz Pascoa

    ResponderExcluir
  31. Maria29.3.13

    O mirante é lindo, precisa realmente ser revitalizado. Parabéns pela luta e por essa vitória parcial. Espero que em muito breve, a restauração, chegue à sua totalidade. Que Deus os ajude !!! Abração e Feliz Páscoa para vc e família, para todos da AMAGG !!!

    ResponderExcluir
  32. Elaine29.3.13

    Bom dia a todos.
    Gostaria de marcar nossa reunião para o projeto Bairro Sustentável para o dia 16/04 as 10:00 na Escola Sylvio Amaral. Esse é o dia que o Adriano Sampaio terá disponível.

    Aguardando resposta de todos para então confirmar

    Grata

    Elaine Rocha

    ResponderExcluir
  33. Carla Torres29.3.13

    Moro em Niterói e fiz uma visita nesta Sexta Feira Santa,e fiquei pasma com tanta beleza,puxa vida Carlos Minc venha a Teresópolis conhecer este pedaço de cultura escondido pelo tempo!

    ResponderExcluir
  34. Fernando Mello30.3.13

    a ideia, é recuperá-lo de verdade e transformá-lo num espaço cultural... o trabalho está sendo muito bem conduzido pela AMMAG em parceria com a Secretaria de Cultura, e há várias matérias explicando todo o processo postadas no meu mural... qualquer dúvida você pode acessar também o mural de Leonardo Calazans um dos responsáveis pela AMMAG e por essa luta... um abraço.

    ResponderExcluir
  35. Joelma Monteiro30.3.13

    Nossa, que notícia boa, o caramanchão é um dos lugares lindo de Terê. O povo e a ciidade merece. beijos Fernando.

    ResponderExcluir
  36. Flavio Sertã Furtado Mendonç30.3.13

    Muito boa a idéia do vídeo. É mesmo preciso divulgar, valorizar quem está se esforçando e se comprometendo. E, com a divulgação, os ânimos não vão cair!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo30.3.13

    Notícia Pelada No conselho de cultura, Wanderley explicou a quanto anda o futuro processo da restauração, a primeira preocupação é que o espaço não seja mais degradado, mantendo-se (conservando) as ruínas como atrativo turístico até que a situação judicial do terreno se resolva na justiça. Parabéns! é por aí que a coisa deve tocar

    ResponderExcluir
  38. Artur Esteves30.3.13

    Nós conselheiros da cultura agora precisamos lutar por outros patrimônios históricos de Teresópolis, como por exemplo a Casa das irmãs Perry!! Para que sejam restaurados e conservados tb!! A união faz a força já dizia o velho lema!!!

    ResponderExcluir
  39. Carlos Guinle31.3.13

    Boa noite Leo, e toda a diretoria da AMAGG,

    Através de um amigo, o Sr. Carlos Tapajós, que radioamador como eu, cheguei até vocês.

    Li a matéria sobre o início da limpeza do mirante Granja Guarani, e fiquei muito feliz em saber que finalmente, algo de bom está sendo feito para revitalizar esse mirante.

    Sou neto do Sr. Carlos Guinle da Ganja Comary, e a dois anos me mudei para Teresópolis..

    A coincidência dos fatos, é que sem querer, acabei me mudando e sou morador da Granja Guarani. Moro bem perto do mirante, no condomínio Alphaville, 125 bem na “curva do S”

    Gostaria de conhecer a AMAGG uma hora dessas.

    Deixo um forte abraço á todos e uma feliz Páscoa.

    Att.

    ResponderExcluir
  40. Caro Cesar e todos os amigos/as da Granja Guarani: Que alegria para mim encontrar suas palavras justamente nesse dia (5) em que, finalmente, resolvi tomar uma atitude relativa ao Quiosque das Lendas, do qual sou enamorada desde a primeira visita. Então, comecei uma comunidade no Facebook, justo hoje, para incentivar o apoio de quem queira ajudar. Sinceramente, só depois de feito é que, por coincidência, descobri seu artigo. Sinto-me honrada e feliz por essa sintonia.

    Por natureza, sou contadora de histórias. Há alguns anos, por caminhos sinuosos do destino caprichoso, tive meu encontro com o Quiosque. As lendas me chamaram imediatamente a atenção, tanto quanto a belíssima arte fixada para sempre nos primorosos azulejos de Jorge Colaço, assim como a tristeza de ver tal patrimônio tão negligenciado. Então, pesquisei, formei arquivos de imagens e textos... coisa de gente apaixonada mesmo!

    Com o pouco que sei, gostaria de me colocar, e à pesquisa que fiz, à disposição da AMAGG para auxiliar no que esteja ao meu alcance realizar. Talvez algumas fotos e vídeos possam ajudar na identificação das imagens, quem sabe?

    Convido a todos para curtir, comentar, compartilhar a pagina no FB: QUIOSQUE DAS LENDAS. Sejam bem-vindos! https://www.facebook.com/pages/Quiosque-das-Lendas/349359678440226

    Regina Reis, Ingá

    ResponderExcluir
  41. Solicito minha inscrição no blog da AMAGG. Sou moradora no Ingá.
    Regina Reis

    ResponderExcluir