domingo, março 17, 2013

“ATENÇÃO” Mirante da Granja Guarani é invadido pelos Soldados da Cultura.

   Neste domingo, 17 de março, a comunidade da Granja Guarani viveu uma tarde inédita no Bairro, com o projeto Cultura nos Bairros II ,dentro do Mirante da Granja Guarani (Quiosque das Lendas). Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto foi encantador pois atraiu a atenção de todos os moradores com um espetáculo de teatro sobre as lendas indígenas retratadas nos azulejos do local ,como na lenda “Como a noite apareceu”, conta-se a história de como a filha da Cobra Grande fez três emissários de seu jovem noivo roubarem o côco de tucumã de seu pai e assim liberar a noite sobre o mundo, com pássaros que cantam ao amanhecer e outros ao anoitecer. Em “O anhangá e o caçador”, Colaço retrata o terrível espírito protetor dos animais nas florestas brasileiras. Anhangá, que por vezes se disfarça ele próprio de animal para surpreender caçadores, principalmente aqueles que não respeitam animais ainda recém-nascidos ou fêmeas prenhes. Por último, na lenda “A moça que saiu para procurar o marido”, é relatada a história da índia guarani Nheambiú, que se apaixona pelo guerreiro tupi Cuimbaé, prisioneiro dos guaranis ,produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados  pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942).  Além de muita Música e dança que marcaram o evento.

A AMAGG participou do evento junto com Secretario de Cultura Wanderley Peres, Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida e o Vereador Da ponte que adotou de vez o Bairro da Granja Guarani, “Temos muitos locais como este com representatividade cultural e histórica em Teresópolis, além dos atrativos naturais que podem ser transformados em pontos turísticos e já estamos trabalhando para que isso aconteça, porque é preciso seguir toda uma regulamentação e obedecer a várias regras, nosso objetivo é desmistificar que nossa região é dormitório. Aqui tem lugares para serem conhecidos, que merecem ser visitados”, explicou o vereador.
 A tarde de festa teve ainda a presença de Fernando Mello, além de mais apresentações de Ayrton Rebello com muito forró.
   Quem esteve presente, gostou do que viu. “Parabéns pelo evento, infelizmente essa é a imagem de Teresópolis para o exterior com a copa de 2014 o Mirante ia trazer muitos turistas  pois é o camarote da CBF”! Disse o Senhor Gailhe morador antigo do bairro.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres “Vamos lutar pelo Mirante e ajudar essa comunidade  local que transpira arte e cultura e única em Teresópolis que tem dois importantes pontos Turísticos como o Mirante e o Lago Iacy tombados pelo INEPAC  e pela Lei Orgânica Municipal, de 1990 de muita importância para nossa Cidade comenta o secretário”.
Texto: Leonardo Calazans Diretor de comunicação AMAGG
Fotos: Magal Diretor da AMAGG




 Espetáculo de teatro sobre as lendas indígenas retratadas nos azulejos do local



Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida  e o Secretario de Cultura Wanderley Peres
O Diretor de Obras AMAGG Magal e o Secretário-Wanderley Peres
Uma roda animada no final com muito forré pé de Serra.
O Secretário de Cultura Wanderley Peres e o Vereador da Ponte!!

 Super som com Fernando Mello!!
Entrevista com o Presidente da AMAGG Armindo Coelho!!

15 comentários:

  1. Geizon Corrêa17.3.13

    Bela iniciativa Leonardo Calazans! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Andreia17.3.13

    Todos os pontos turísticos da cidade de TERESÓPOLIS, na Região Serrana, estão abandonados. Os dois únicos pontos de diversão que trazem turistas para a cidade são o Dedo de Deus e a Feirinha do Alto. Pois todos os outros praticamente não existem. A Cascata dos Amores não possui mais água e sim lixo, com oferendas aos santos. O local possui alto índice de assalto. O Lago Iacy na Granja Guarani possui brinquedos quebrados enferrujados, grade cortada e mato no lugar de lago o Mirante está abandonado. Os inúmeros turístas que buscam diversão e entretenimento na cidade no inverno vêem claramente a desordem. Mesmo após a troca de prefeito a cidade não abriga mais shows e grandes eventos. E nunca evolui! Sugiro que o PREFEITO ACORDE!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17.3.13

    Parabéns AMAGG, moro no bairro desde que nasci e é a primeira vez que vejo a AMAGG lutando pelos nossos interesses!
    parabéns a todos pela sua força, coragem e determinação... Quanto ao Leonardo (Dinho), seu pai com certeza onde estiver, está muito orgulhoso de você, se ele estivesse aqui estaria ao seu lado lutando por todos nós! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. dr Robson17.3.13

    Quem lê estas historias, e for ao local vai se decepcionar com o tamanho descaso que o Mirante se encontra, com matos de 3 metros de alturas e vão se deparar com as serpentes não a das lendas, mas com de verdades,isso mesmo,o mirante se transformou em ninho de cobra, perigo para alguns viciados que vão fumar seu cigarrinho e para os desavisados casais de namorados que ficam desnudos risco de ser picados pelas serpentes verdadeiras ,que habitam o local.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17.3.13

    "Muito triste que encontra-se abondonado este mirate,pois minha infacia foi a volta dele contava sempre diversos pombos.naquela epoca aida...
    existia alguns vestigios de conservação apesar de muito mato.Eu e muitos amigos divertiamos muito;esquecia ate de ir para casa. Hoje autoridade como sempre, não há conhecimento do bairro somente classes media e alta "Interessante".Esta obra de arte que pode ser tombado como patrimonio historico ou vai virar pó...Porque isso??? Sera que não existe nenhum poder publico, privado, etc...em alguma parte do pais que possa conhecer historia,para fazer essa recuperação...Há pessoas com muito gosto e intuito de ajudar só falta o poder publico seja qual for ressucitar este "Mirante" SOS..." Alguem fica sastisfeito de encontrar sua casa abaixo por falta de maus tratos,sabendo que existem meios de transformação" Abraço a todos... Meu nome francisco (Familia Grande) minha avô se chamava "Cotinha" Meus tios JaZi & Isabel.Meus primos aida moram lá,moradores antigos não existia asfalto naquela epoca... Meus primos residem por lá... Saudades...

    ResponderExcluir
  6. Giselle17.3.13

    realmente desde que entendo como gente o nosso Mirante é jogado as traças uma cidade com tantas evolução ninguem se prontifica á recuperar o passado,mais aida á tempo de recupear vou mandar diversos texto para midia tem que sair alguma coisa de util.

    ResponderExcluir
  7. TEREZA17.3.13

    Uma cidade que não da valor a sua historia não tem futuro.

    ResponderExcluir
  8. Dr Eduardo17.3.13

    E O Lago está está abandonado. Local a cumula lixo e virou esconderijo de ladrões. Antes, área era protegida por um guarda municipal e agora por marginal.Gente não da para encher oLago vamos transformar numa linda Praça.

    ResponderExcluir
  9. Carla Torres17.3.13

    realmente uma vergonha. O Lago Iacy - Jorge Mario, fez uma obrinha no inicio e so piorou, Arlei fez mexeu um pouquinho promete e não fez nada. O Mirante no gov. Jorge Mario o dono do terreno fez a doação do local ao secretário do turismo municipal. Outra desculpa do governo Arlei.

    ResponderExcluir
  10. Claudia17.3.13

    Olá

    Gostaria de saber como faço p/ ajudar vcs neste movimento, tenho muitas idéias e posso ajudar.Há mto tempo venho reclamandomas uma pessoa não faz mta coisa, mas a união pode -se fazer mtas coisas.

    Vcs fazem reunião onde e qdo? Gostaria de participar efazer junto com vcs a minha parte de cidadania.

    Só me convidar q/ estou com vcs nesta caminhada.

    Obrigada

    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Espero que as autoridades se compadeçam e invistam na recuperação do Mirante da Granja Guarani, do Lago Iaci e do Mirante da Colina, pois são pontos cruciais no incentivo ao turismo de nossa cidade.
    Aliás, aproveito p´ra dizer que o turismo de Teresópolis anda mesmo mal das pernas, pois estive no soberbo para ver uns banners com a evolução história de Teresópolis e lá havia 2 pessoas do sexo feminino, que deviam ser funcionárias, mas não estavam identificadas. Ocorre que elas não deram a mínima atenção para mim e para o meu marido. Sequer perguntaram se éramos da cidade, se estávamos procurando por alguma informação ou qualquer coisa que pudesse nos deixar à vontade...
    Eu ainda parei na saída e fiquei olhando os folders p´ra ver se alguma delas me fazia alguma pergunta, e nada... Por fim, dei tchau e só ouvi um tchau como resposta, ou seja, uma delas sequer me respondeu.
    É LAMENTÁVEL!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo18.3.13

    Parabéns,mais uma vez, a todos da AMAGG e sua brava luta. Parabéns pelo apoio da PMT/Comunidade/Sociedade, que juntos, podem fazer toda a diferença. Estamos no aguardo para que de fato a doação possa ser concluída. Mas, é bom deixar muito claro, que há a intenção da PMT legalizar a escritura, para isso, há de se pagar/quitar os 20 anos de tributos que este proprietário jamais pagou. Assim manda a Lei,independente da vontade ou não do poder público. É obrigação do mesmo fazê-lo. Representantes da PMT, estão tentando buscar uma alternativa, junto ao MP, se há a possibilidade de anistia pelo município. Uma decisão que cabe apenas ao próprio MP. Estou fazendo questão de esclarecer,pois, qualquer coisa fora disso é politicagem. E por causa dela que este Quiosque das Lendas, sofre 30 anos de abandono. O jeito é torcer para que o MP autorize a anistia, se assim, for possível, dentro dos trâmites legais. Pois doar algo que esteja irregular é o mesmo que nada. (...) O que precisamos, é fazermos "barulhos bons", como foi esta parceria da PMT, via o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que trouxe por duas vezes consecutivas, o Cultura nos Bairros, na Granja Guarani, sendo que a segunda edição, dentro do próprio Mirante. Este é o caminho. Parabéns a todos, por estarem , finalmente, traçando o caminho certo. Parceria. União = Ação.
    Carmen Chaboudet

    ResponderExcluir
  13. Anônimo19.3.13

    É PRESIDENTE SE EU NÃO ESTIVER ENGANDO SÃO 20 PESSOAS DA EQUIPE DA Associação NÉ? MAIS O DIA DA LIMPEZA NÃO PARECEU POR QUE SÓ ESTAVA VC LEONARDO E MAGAL EU QUE NÃO SOU Associação ,
    TA NA HORA DE REVER ISSO E COLOCAR GENTE QUE QUER TRABALHAR NÃO SÓ NA HORA DE SAIR NA MÍDIA ASSIM É MOLE, SÃO 20 TRÉS TRABALHAM MESMO COISA É NAS REUNIÃO,,,, E PARABÉNS PELO BLOG LEO, SE NÃO FOSSE ELE NADA DISSO TERIA SIDO DIVULGADO.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado,quanto os Diretores contratados pra não fazer nada,cabe o Presidente exonerar e deixra quem quer trabalhar tem muita gente boa querendo participar da AMAGG!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ao anonimo ai de cima vc ao menos se perguntou porque os outros 17 componentes da associação não compareceram ao dia da fachina, com certeza não porque vc estava tão afim de criticar que nem se deu ao trabalho não é mesmo, eu faço parte da associação e não pude ajudar porque eu trabalho também no sabado, por isso eu não compareci, desculpa mas criticar é facil vc também é do bairro porque não compareceu.

    ResponderExcluir