domingo, março 03, 2013

A AMAGG E OS BONS VENTOS DE 2013

Bons ventos começam a soprar e a nortear o trabalho da AMAGG neste início de 2013. Duas incansáveis lutas da associação, que estão soprando velinhas há anos (e põe anos nisso!), os restauros do Mirante da Granja Guarani e do Lago Iacy, estão muito bem encaminhados. Fontes seguras, tanto no poder municipal quanto no estadual, nos garantem que as obras nos dois pontos turísticos (e tombados!!!!, nunca é demais lembrar) não devem demorar a acontecer. Há ainda uma negociação muito bem encaminhada com a prefeitura para que, enfim, consigamos o repasse de uma área pública em nosso bairro, para que na mesma possamos construir a tão sonhada sede da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani e Pedreira.
Sabemos que há embates políticos nos três casos entre forças políticas divergentes no município, cada qual querendo capítalizar para si a proximidade com a nossa entidade e, consequentemente, ser uma espécie de "pai da criança" dessas benfeitorias.
Enquanto associação organizada e que dá exemplos de cidadania, no fundo, muito nos orgulha esses olhares políticos voltados para as ações da nossa entidade. Isso indica que estamos no caminho certo, que é o da defesa dos interesses da nossa comunidade e, consequentemente, do nosso município.
A nós, é indiferente quem seja o "pai da criança" de quaisquer de nossas reivindicações, pois "a mãe", todos sabem, é a AMAGG!
É lógico que políticos vivem de votos e que ações como essas três que estamos pleiteando há tempos (no caso do mirante, quase 30 anos; quase metade disso na questão do lago; e outro tanto na reivindicação da nossa sede) são pleitos de grande vulto que, naturalmente, funcionam como imãs para aqueles que desejam se manter e/ou alcançar o poder.
Esperamos, sinceramente, que o desenrolar dessas ações não submetam uma à outra. Como diria o caipira na roça "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".
Os restauros do Mirante e do Lago são uma imperdoável dívida do Poder Público (municipal e estadual) para com a Granja Guarani e, mais que isso, com a nossa cidade. São dois pontos turísticos, de reconhecida relevância, tanto que devidamente tombados pelo Inepac, e que de forma alguma poderiam ter sido abandonados, como de fato o foram. Além de turísticos, ambos os pontos possuem um valor cultural fenomenal (o mirante um pouco mais que o lago, é verdade). Por fim, e, para nós o mais importante, é que tanto o mirante quanto o lago possuem um valor sentimental para as comunidades da Granja e da Pedreira, que é simplesmente imensurável.
Portanto, senhores, a AMAGG está imensamente agradecida com toda a boa vontade até aqui demonstrada para a solução dessas três questões. Incrédulos dirão que "de boa vontade o inferno está cheio". Mas, a honrada e trabalhadora comunidade que dá nome à AMAGG, tenham certeza, não se curva a interesses políticos individuais. Saberemos "separar o joio do trigo" e, mais que tudo, estamos dispostos a continuar quanto tempo mais for necessário nessa luta por um interesse que é coletivo, do nosso bairro e da nossa cidade. Da mesma forma que o braço forte da nossa comunidade erguerá com mãos próprias a nossa sede, se esta oportunidade nos for dada, nossas vozes jamais se calarão enquanto a cultura e o turismo do nosso bairro e da cidade não forem devidamente respeitados. Um ótimo final de semana a todos!
Cesar Rodrigues
Jornalista - Colaborador da AMAGG

Pontos turísticos de Teresópolis sofrem com anos de abandono

  • Mirante Guarani e Lago Iacy deverão passar por reformas em breve
  • Estruturas estão tomadas pelo mato alto


RIO — A ação do tempo é implacável para dois dos pontos mais conhecidos de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Abandonados há anos, o Mirante Guarani e Lago Iacy, ambos no bairro da Granja Guarani, sofrem com a degradação de suas estruturas, antigos locais de referência da cidade. A informação é do leitor Leonardo Calazans.
A situação mais grave, segundo Calazans, é a do Mirante Guarani. Construído no início do século passado, o local sofreu com desabamento de parte do teto. Além disso, o mato tomou conta da construção, tapando os azulejos neocoloniais trazidos de Portugal, que também começam a se desprender.
— É uma pena. Trata-se de uma das mais belas vistas da região, com toda a Serra dos Órgãos logo em frente — resigna-se Calazans.
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde a década de 1980, o mirante pode receber uma reforma em breve. De acordo com o deputado estadual Nilton Salomão (PT), já há um projeto de reforma pronto desde 2010. O parlamentar acrescenta que a iniciativa só não foi em frente ainda por que a prefeitura não escriturou a doação do terreno, acordada na Justiça.
Segundo o Inepac, a reforma será custeada pelo governo do estado, mas o dinheiro ainda não foi liberado devido à falta de escritura. Caberá à prefeitura manter o local em boas condições. De acordo com o Secretário de Turismo do município, Henrique Carregal, a reforma dos pontos turísticos é uma das prioridades da atual gestão. Segundo ele, a pasta passa por uma reformulação para, em seguida, inicar-se os trâmites.
Além do mirante, o Lago Iacy também deverá passar por reparos. A prefeitura disse já ter enviado uma equipe para vistoriar o local. No momento, estão sendo elaborados projetos para resolver os problemas, como infiltrações e questões urbanísticas. Questionada sobre o prazo para o início das obras, a prefeitura não respondeu ao Eu-Repórter.
Leonardo Calazans
Diretor da AMAGG
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eu-reporter/pontos-turisticos-de-teresopolis-sofrem-com-anos-de-abandono-7725484#ixzz2MVKuCnbC 

32 comentários:

  1. Clovis3.3.13

    onde antes existia uma área de lazer, hoje é um espaço frequentado por viciados em droga.
    Ninguém sabe dizer, com certeza, onde fica o lago Iacy. Com o espaço desse jeito, não é de se estranhar que pouca gente se recorde doespelho d,agua . Um pouco mais é que não se esquece de como brincou no local.
    Hoje, o que deveria ser um ponto de lazer para a comunidade, virou lugar só de passagem e, mesmo assim, cheio de perigos. “À noite é um deserto só. O povo fica até com medo de passar na rua. A rua em frente virou depósito de lixo e entulho de construções. O que um dia foi um Lago lindo com direito a pedalinho , não passa de montes de terra cobertos pelo mato.
    Morador a mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  2. Lidimara Rodrigues3.3.13

    Muito linda essa matéria,merece um oscar essa associaçao ,parabens ao Jornal O Globo acabei de ler aqui parabens pela cobertura do nosso lago que era encantado..
    Essa garra de voçes é linda

    ResponderExcluir
  3. Mario Silva3.3.13

    Tabalho bom é para ser mostrado mesmo, aló Carregal vamos arregaçar as mangas e trabalhar, ou vai ser mais um secretariosinho que fica atras da mesa do computador esprando dar 15 horas.

    ResponderExcluir
  4. Jose do Amaral3.3.13

    O ano se passou e o nosso Mirante continua na mesma.Saiu do Governo: Pedro Jahara,Celso Dalmaso,Luiz Ribeiro,Mario Tricano,Dr Afaf,Roberto Petto ,Jorge Mario e agora Arlei,e voçes acreditam que o Mirante vai ser reformado,que as Ruas da Pedreira vão receber galerias fluviais,eu sei que Natal ta longe pois estamos em Março mas alguem ainda acredita em Papai Noel.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3.3.13

    Belas Palavras ,o Prefeito so vai fazer algo pela Granja por causa da repercusao da Globo e que este Site esta Dando,o trabalho na Net ou qualquer meio de comunicaçao que diz Imprensa Amiga, estiver falando bem do Prefeito é credito para o mesmo,agora faz um teste comessa a falar mal da Gestão para voces ver o que acontece,como diria o nosso Velho Chacrinha vão levar um Trofeu Abacaxi.

    ResponderExcluir
  6. Vladimir3.3.13

    Uma pena ver um Patrimonio tombado ,acabar assim,e como perder um Parente,Muito boa as Fotos este é o Caminho vamos até Brasilia vamos até em Portugal o que não pode é ver um Patrimonio cultural sendo depredado por vandalos..

    ResponderExcluir
  7. Dr Walmir3.3.13

    Todas as manhãs dezenas de pessoas faziam caminhadas e levavam os bichinhos de estimação para passear ao redor do lago. Jovens, crianças e adultos aproveitavam o ar puro do local e a bonita paisagem para colocar a saúde em dia, conversar ou simplesmente relaxar enquanto caminhavam observando as águas calmas do Lago Iacy,a Dra Anaísa Malhardes Promotora de Justiça de Teresópolis está empenhada em voltar com esse maravilhoso Lago .

    ResponderExcluir
  8. Elena de Paula3.3.13

    Infelizmentes estes valores são esquecidos pela maioria dos "administradores ", o nosso povo é muito rico em cultura, mas as deixamos sempre em segundo ou em último plano, valorizamos o que de fato não tem tanta importância para a "história", devíamos rever estes conceitos, pois é muito bom visitar algo que nos traz boas lembranças, e vê que os PONTOS HISTÓRICOS (TURÍSTICOS), estão sendo destruídos por descaso ou falta de recursos, enquanto milhões de reais são investidos em coisas que duram apenas alguns meses "Eleições, promessas não cumpridas". Ao invés de usarem pra matar a fome de tanta gente e manter nosso patrimônio histórico vivo. Sou filho desta terra, que AMO TANTO!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de agradecer a todos vocês pelas visitas ao Blog e em especial a você Cesar hoje passamos da marca de 50 000 visitações. Sem vocês, amigos e companheiros, esse Blog, certamente, não teria razão de ser. Espero, cada vez mais, poder dialogar com você e compartilhar de muitas conquista que teremos na Granja Guarani.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3.3.13

    Questionada sobre o prazo para o início das obras, a prefeitura não respondeu ao a Rede Globo isso mostra a porcaria que é esse atual Governo.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3.3.13

    O governo está querendo “arrumar” somente o que se vê diariamente, andam se esquecendo de PATRIMÔNIOS que deveriam ser muito bem cuidados. Vamos imaginar que um turista olhe o site do (Inepac) e se interesse em conhecer a “pequena joia neocolonial” e ao chegar aqui se depara apenas com as ruínas que restaram da joia. Infelizmente não tem como admitir uma falha dessas, Teresópolis é uma cidade turística. Como deixar patrimônios tão importantes chegar a esse ponto?
    Agora o pior é a resposta da PMT para o problema: “A prefeitura informa, por meio da Secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, que está programando o retorno de suas equipes de limpeza e conservação para atender todo o bairro da Granja Guarani, incluindo o Lago Iacy e o entorno do mirante. O órgão explica, ainda, que apesar de o mirante ser um patrimônio tombado.
    Tolerância Zero para a PMT ,e os moradores que vivem amedrontados com a presença de estranhos que frequentam o lugar.
    Então senhor prefeito vamos “governar com o coração” e aumentar a segurança do local, antes que coisas mais graves aconteçam,pois já aconteceu como assassinato do Taxista assassinado mês passado pois cuidar de nossa cidade não é uma obrigação só da população, mas sim do Governo também.

    ResponderExcluir
  12. Claudia Guimarães3.3.13

    Há anos que ela esta esquecida e acabada.Mas não é só este bairro, há vários e mtos tbm esquecidos.

    ResponderExcluir
  13. Claudio Hamaty3.3.13

    Leonardo , tirando talvez o centro , qual a localidade de Teresópolis não está abandonada ? A cidade está largada e pronta para novas tragédias neste verão , nada foi feito , e tudo continua como depois da catástrofe , estamos novamente ameaçados

    ResponderExcluir
  14. Ademir Almada3.3.13

    AMBÉM quero lembrar aos amigos da granja guarrni que o meu bairro também se encontra em péssimo estado como nunca visto apesar de ficar 5 minuto do centro. BAIRRO DOS ARTISTA antes considerado o coraçaõ da cidade hoje ja naõ sei o que é mas so nos resta ir ao prisidente da repubrica pois por aqui ja procurei todos resposaveis e nada foi feito. mas as eleiçaõ estaõ e saberemos juntos com todos os moradores dar resposta nas unas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3.3.13

    Não esquecendo o bairro da Pedreira que também é caótico...bairro que faz divisa com o parque nacional e não há uma organização que cuide de lá...construções sendo feitas em área de preservação e ainda há um problema social gigante...com uma população considerável de jovens e crianças no bairro não há uma creche,escola,biblioteca ou mesmo uma quadra de esportes ou simplesmente uma praça...mas há três butecos,pontos de vendas de bebidas alcolicas e jogos. O que está acontecendo é que cada vez mais cedo os jovens e até crianças estão se tornando dependentes alcólicos e outras cositas a mais...

    ResponderExcluir
  16. Zuleida Vidal3.3.13

    Queri voltar a ter orgulho em ser teresopolitana,mas me envergonho a cada dia.O poder público,pode,mas não faz e se não faz,população ano que vem tem eleiçao ai o DEPUTADO NILTON SALOMAO RESOLVE APARECER NÉ BONITO!!!!

    ResponderExcluir
  17. Silvia Linhares de Bittencourt3.3.13

    Também peço às autoridades um olhar mais cuidadoso com a Granja Guarani...

    ResponderExcluir
  18. Zuleida Vidal3.3.13

    COM CERTEZA MEU AMIGO.NÃO SEI A SUA IDADE ,MAS EU JÁ PASSEI DOS 60 A CONHECI ESTA CIDADE ,MEU BERÇO NATAL,QUANDO ELA ERA CONHECIDA COMO A CIDADE DOS FESTIVAIS.OS TURISTAS EMPRESÁRIO E POLÍTICOS ,PASSAVAM FÉRIAS E TEMPORADA NA NOSSA CIDADE QUE RENATO FERRO TÃO BEM CANTOU"TU É A MAIS FORMOSA DAS CIDADES DO BRASIL".QUE TRISTE É HOJE SERMOS RECONHECIDOS MUNDIAOLMENTE ,NÃO MAIS COMO A CIDADE DOS FESTIVAIS,MAS COMO A CIDADE DOS DESCASOS.SOU SAUDOSISTA ,SIM,E QUERIA VER MINHA CIDADE RESSURGIR ,SE ERGUER ,MAS PARA ISSO,CADÊ AS LIDERANÇAS DESTA TERRA QUE DEUS CONTEMPLOU COM O FAMOSSO DEDE DE DEUS?BELEZA EXUBERANTE COMO A MULHER DE PEDRA QUE PROF. CARNEIRO ,POETA ESCREVEU"MAS ELA LOGO ME PRESCENTE ,E SE ESCONDE ATRÁS DE UMA CORTINA SEMITRANSPARENTE.(PENSEI QUE A MULHER DE PEDRA FOSSE DIFERENTE).

    ResponderExcluir
  19. Anônimo3.3.13

    Infelizmente não é de hj o descaso e a cortina de fumaça, através dos tempos os interesses pessoais e favorecimentos impediram o crescimento dessa Bela Cidade, que mesmo com suas mazelas continua pra mim a mais bela e aconchegante que conheci em minha vida. Zuleida Vidal os nossos problemas não são de hj, mas coisas erradas que já estão aí por decadas, não acho justo isso cair com juros e correção em cima de apenas uma pessoa, mas acho q a parcela de cada um deve ser assumida para que justamente lá na frente as medidas cabíveis e possíveis sejam tomadas. Infelizmente o Povo acaba elegendo e trazendo novamente pessoas que já por aqui passaram, se enriqueceram as custas dos próprios e ees mesmos acabaram loteando e sucateando a sua prória Cidade, quem troca votos por favor, por saco de cimento ou algo parecido ..não têm o mínimo direito de reclamar e fazer qualquer coisa.. alí na frente não poderá cobrar nada, já foi pago né ? A união faz a força, mas tudo têm que ser feito na medida certa e certamente de uma forma racional !!!! Portanto nossa Cidade deve ser sim tratada com muito carinho e inclusive toda nossa população ...Democracia acima de tudo... nada de passado.. o que já passou por aqui e nada fez...não deveria voltar jamais, se coias bôas aqui tivesse feito.. hj não estaríamos assim..... ahhhhh votaram errado.. novidade e tudo deu errado ? Claro.. o povo na vontade de acertar e com vontade de melhorar acabou errando, certamente na cara não vem o que a pessoa é e o que vai fazer, se fosse assim seria muito fácil, mas hj sabemos quem era essa pessoa, temos que olhar pra frente, consertar o que está para consertar e lá na frente mostraremos para todos o que a população valente de Teresópolis é capaz ...Abraços !

    ResponderExcluir
  20. Jacira Apolinaria Souza da Silva3.3.13

    Imagino a ansiedade de vcs. mas dessa vez vai...

    ResponderExcluir
  21. Sergio Ferucio Epifanio3.3.13

    Leonardo dei uma idéiia ao municipio de teresopolis que é montar pequenso centros de venda como mini loja com sou souvenir de imagens de tere como tem em campos do jordão e tec , e me prontifiquei a produzir e t omar conta desses póntos vmao ver tento isso a mais de 10 anos e nunca me autorizaram , claro que seira tipo toda sexta , sabado e domingo e contratando parceiros da comunidade tai uma ideia .

    ResponderExcluir
  22. Arlete Maia3.3.13

    Muitas vezes preciso levar lembranças deTerê p/ colegas e não acho.Acho ótima a sua ideia

    ResponderExcluir
  23. Jacira Apolinaria Souza da Silva3.3.13

    Parabéns a todos q se empenham. Divulgo mto a cidade aqui em SP e pretendo divulgar mais. Teresópolis "tem" q ser cuidada

    ResponderExcluir
  24. Rubinho Tendler3.3.13

    Esta luta não pode parar, agua mole em pedra f dura tanto bate até que fura...

    ResponderExcluir
  25. Sergio Ferucio Epifanio3.3.13

    o poder publico é assim mesmo , moroso , com dificuldade , com falta de verba e etc, mas se nós falarmos que falta , competência , honestidade , critério , foco e gestão publica , voce estará fadado a esperar mais pois não se pode criticar o poder público amigo infelizmente , me lembro em três Córregos que fica em tere aonde é minha fábrica e ofereci uma solução para a falta de mão de obra para o setor textil , costura textil , ofereci meu espçao gratuitamente com 10 maquinas novas industriais para a PMT admisnitrar , faeli e foram tirar fotos e tudo mais sso ja fazem 5 anos e passa governo e volta e continua a imcopetência no foco , eles preferem escolhes os DAS cargos comissionados de colaboradores que acham mais eficientes é a politica amigo é assim mesmo , temos que ter paciência saco de aço inoxidável .

    ResponderExcluir
  26. Rubinho Tendler3.3.13

    o importante é incentivar o pessoal da Granja, em seus objetivos, neste caso tentar falar de si ou querer torcer contra é coisa da maior imbecilidade, uma reivindicação supra partidária, o proveito não seria da comunidade e sim da toda a cidade, que tem oportunidade como eu e muitos de curtir o Lago e a beleza deste bairro, sabem o que estamos perdendo, nossa solidariedade e torcida para que possam conquistar seus anseios, que tb são nossos

    ResponderExcluir
  27. Anônimo3.3.13

    Ótimo...Perfeito. Recado mais que dado.

    ResponderExcluir
  28. Plinio Tourinho3.3.13

    A AMAGG está realizando um belo trabalho que deve ser copiado e seguido por outras associações de moradores.

    ResponderExcluir
  29. Dora Lucia Tavares3.3.13

    Por que não se homenageia pessoas como Leonardo Calazans? Qual o porquê da obrigatoriedade de cerimoniar órgãos da Maçonaria e fazer vistas grossas para obras assistenciais voluntárias?

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado Dora,mas prefiro trabalhar no anonimato a minha maior homenagem é ver a alegria das crianças carentes da comunidade quando você entrega uma cesta Básica, brinquedos ou uma palavra de conforto!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo4.3.13

    peço com toda certeza que a nossa tao amada pedreira tenha um olhar especial das autoridades, pessoas carentes e maravilhosas ocupam aquele lugar abençoado ,,,parabéns pelo blog que esta bombando ....que deus abençoe a todos ..beijosss geizilane

    ResponderExcluir
  32. Anônimo10.3.13

    Tenha cuidado com pessoas que dão ideias para montar certos eventos e ao mesmo tempo querem cuidar ou administrar, me parece pouco provável que façam isso sem interesses próprios e queiram ganha na posição de administradores. Já observamos isso muito na política, querm fazer eventos para vender seus próprios artefatos, logo não tem interesse em causas alheias e sim próprias.

    ResponderExcluir