segunda-feira, janeiro 16, 2012

Eleição 2012: candidatura do bairro e atribuições dos vereadores


É com muita satisfação que tenho reparado, cada vez mais, postagens e comentários aqui no blog a respeito da por enquanto inexistente, mas, necessária representatividade política do nosso bairro no Legislativo teresopolitano. Desde o ano passado tenho relatado essa mesma necessidade e, ainda acredito que a melhor forma de concretizar esse “sonho”, como bem já descreveu a amigo Leonardo, é sim através de uma candidatura única de um morador da Granja Guarani.
Achei bastante interessante o fato de o tema ter chamado a atenção de outros vereadores (candidatos a reeleição) e até mesmo do bloguista Luciano Zimbrão, sem dúvida, uma pessoa com discernimento que, com bom humor e faro jornalístico, tem contribuído (e muito) para o aprimoramento do processo político em Teresópolis.
Quanto aos  vereadores (ou assessores) que se apresentam ao debate político interno da Granja e Pedreira, precisamos encarar o fato como natural, afinal, quem está no poder, lá quer permanecer. Contudo, já deu para perceber que os moradores do bairro, desta vez, estão mesmo dispostos a ter um representante próprio na Câmara e não devem se deixar levar pelas promessas vazias e churrascos dos paraquedistas que só aparecem na Granja de quatro em quatro anos.
O parceiro Luciano Zimbrão (que desconfio seja parente meu, uma vez que tem o mesmo sobrenome de minha mãe) ressalta que é necessário atentar para as atribuições legais de um vereador, quais sejam, a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Executivo.
O amigo Zimbrão tem razão, mas, nunca é demais lembrar que além das “atribuições legais”, os parlamentares realmente comprometidos com a sua comunidade têm também as “atribuições políticas” e, estas sim, podem resultar em melhorias significativas para o bairro, desde que o vereador saiba negociar os benefícios comunitários com o prefeito, que é quem detém o poder de executá-los.
Um vereador pode prometer emprego? Claro que não! Mas, ele pode criar lei que resulte em benefícios fiscais para empresas que se instalarem na cidade, ou ainda, através de legislação própria, obrigar o Executivo a somente contratar empresas locais na elaboração de determinadas obras municipais.
Um vereador pode prometer casa própria? É claro que não! Mas ele pode propôr ao executivo a criação de uma Secretaria Municipal de Habitação para que o município possa ter mais acesso aos planos habitacionais populares do Estado e da União, ou ainda intermediar o repasse de verbas para o município através de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais do seu partido, especificamente para resolver a questão do défict habitacional.
Estes são apenas dois exemplos de atos que não fazem parte das “atribuições Legais” dos vereadores, mas que são perfeitamente possíveis de concretização, caso o parlamentar tenha vontade política para tanto. Mas, para isso, ressalto, o vereador tem que estar verdadeiramente comprometido com a comunidade. Se ele for morador do bairro a chance de comprometimento é muito maior. E se ele for eleito e não agir dessa forma, o eleitor sabe onde é sua casa para cobrá-lo.
Um pouco mais a frente trataremos de outras questões importantes sobre este tema. Afinal, estamos em ano eleitoral e a AMAGG tem sim a obrigação de conscientizar sua comunidade para a importância do pleito municipal.
Um abraço a todos!
Cesar Rodrigues

5 comentários:

  1. Caro amigo a luta para eleger um candidato do Bairro é grande pois o melhor candidato que se enquadra é o Jeferson sem desmerecer ninguem,ele tem o conhecimento e a postura que os outros nao tem por isso eu to confiante que ele vai sair eleito com os votos da Granja Guarani

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18.1.12

    Tá de brincadeira, qual é a postura dele, trazer manilhas da prefeitura, jogar na rua, e não saber que aquele tamanho não cabe, na vala, distribuir sombrinhas, prometer mil cargos na PMT, chega de conversa fiada, quem muito promete é porque não vai fazer nada, ele parece a cópia do jorge mário, to fora, prefiro até o magal, fui.....

    ResponderExcluir
  3. A título de colaboração, o interessante infográfico do Estadão a respeito das funções do vereador:

    http://www.estadao.com.br/especiais/o-que-faz-(e-o-que-deveria-fazer)-um-vereador,26530.htm

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19.1.12

    É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo31.1.12

    e verdade é melhor calar-se e deixar o cara trabalhar pr ver o que ele pode fazer,bom pelo menos ele ainda faz pior é quem nunca fez e agora e agora no final quer aparecer na midia para mostrar oque não tem.eu ganhei 02 sombrinha dele é ele não me pediu o meu voto,as pessoas que falam de mais deixa o cara tenta pelo menos,ajuda não critica não.

    ResponderExcluir