domingo, janeiro 16, 2011

O BLOG, A IMPRENSA E A TRAGÉDIA



Entrando no quinto dia de resgate das vítimas da maior tragédia climática do Brasil confesso que, mesmo após 33 anos de jornalismo e cobertura de ações dramáticas como rebeliões em presídios, seqüestros, mortes comoventes de personalidades e anônimos e desastres de toda ordem, entre outras situações limite, não me faltam palavras, mas, o emocional já não responde com a frieza necessária nesses momentos.
Não há como não se abalar com esse cenário de guerra onde nenhum tiro foi disparado. Não há como tirar da mente essa imagem figurativa do “tsunami vindo dos céus” que, em um pesadelo real, destruiu bairros e vidas humanas. Certamente, abala-me muito mais porque a tragédia foi na região que nasci e, mais ainda, com forte impacto no município em destaque na minha Carteira de Identidade.
Acho que o nosso blog cumpriu até aqui muito mais do que o seu papel. De um veículo de comunicação que tem como objetivo externar as virtudes e principalmente as necessidades da Granja Guarani e Pedreira procuramos, no momento de maior precisão, dentro das nossas limitações, repassar aos leitores a situação real da tragédia, notadamente quando a cobertura jornalística dos deslizamentos ainda era insipiente.
Agora, dada as dimensões da calamidade, a imprensa mundial está com câmeras, micofones, lap tops e centenas de profissionais de comunicação “full time” na cobertura da tragédia. Esse batalhão de profissionais e empresas de comunicação estão, exemplarmente, atualizando informações e dando todos os detalhes necessários ao amparo das vítimas, alerta a população e apoio às autoridades.
Por esse motivo, esclarecemos aos nossos leitores que continuaremos a cobrir o lamentável episódio, mas recomendamos a leitura dos sites dos grandes veículos de comunicação para informações pontuais da tragédia.
A lista fúnebre já tem mais de 600 mortos neste domingo: 273 em Friburgo, 261 em Teresópolis, 53 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.

Outros dois municípios também tiveram áreas devastadas: Bom Jardim e Areal. Nos sete municípios atingidos, o número de desabrigados e desalojados chega a 15 mil. O Exército anunciou que neste domingo vai começar a montar pontes móveis para facilitar o acesso a algumas cidades.

O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial no estado de 7 dias a partir de amanhã, e a presidente Dilma fez o mesmo em todo o país  de sexta-feira passada até hoje.
Doações de todas as partes do país estão chegando à nossa região serrana. Aqui de São Sebastião (SP), tenho informações de que prefeitura e empresários também estão se movimentando para enviar donativos às vítimas.
O povo brasileiro mostra que é solidário sempre. Aguardemos apenas o final da contagem dos mortos para contarmos o início da reconstrução.
Dentro do possível, uma boa semana a todos.

Cesar Rodrigues
Jornalista 

Um comentário:

  1. ARMINDO DA AMAGG16.1.11

    SE TEU CORAÇÃO TE PEDIR PARA AJUDAR VOU TE DAR UMA GRANDE DICA, CONSIGA OS SEGUINTES ITENS QUE ESTÃO FAZENDO MUITA FALTA, SEGUE A RELÇÃO.
    CALCINHAS PARA SEXO FEMININO QUALQUER TAMANHO
    CUECAS QUALQUER TAMANHO
    PASTA DE DENTES
    ESCOVAS DE DENTES
    SABONETES
    ABSORVENTES
    FRALDAS QUALQUER TAMANHO
    QUEM PUDER PODE TRAZER OU COMUNICAR-SE COM A AMAGG
    END. LARGO DO MACHADINHO, TEL-76271132- 26428613-93884999-

    ResponderExcluir