domingo, dezembro 12, 2010

PSF da Granja Guarani!!!


O PSF Programa Saúde da Família, da Granja Guarani é um modelo de atendimento assistencial, reorientando o sistema de saúde a partir da atenção básica, criando e mantendo equipes de saúde com vários profissionais que tem como base de trabalho as unidades de saúde, estas equipes atendem as famílias de uma área delimitada, as mesmas são cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, assim aproximam-se da comunidade.

Os profissionais envolvidos no atendimento destas famílias cadastradas em um determinado PSF, prestam atendimento buscando a prevenção de doenças antes que aconteçam realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem a manutenção da saúde das famílias cobertas pelo programa.

A equipe é composta por vários profissionais de saúde, sendo basicamente o médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde.

Esta reorganização do modelo assistencial do SUS, na rede básica de saúde, âmbito municipal, tem alcançado bons resultados, quando os gestores se empenham na manutenção da operacionalização do programa, com isso a população da Granja Guarani é beneficiada, pois se rompe o paradigma de consultório e hospitalização, o atendimento extrapola os limites das instituições e ganha caminhos rumo ao ambiente onde vive o indivíduo o que possibilita um entendimento melhor da causa das doenças que acometem as famílias.

Ao sair às ruas com os agentes de saúde (novo elo entre moradores e o serviço) a estratégia de atendimento ganha novos aliados nesta batalha pela melhoria da condições de saúde, o espaço longo e árido que se apresentava, entre o doente e o médico, agora estreitado entre cidadão e equipe multiprofissional de atendimento.

O doente deixa de ser o foco para ser um integrante do processo, sendo que as atenções doravante estão voltadas para o indivíduo que ainda goza de saúde, para que a mantenha em plenitude, mesmo sem deixar de cuidar dos que já encontram se debilitados.
Nos da AMAGG queremos saber como anda o Atendimento no nosso PSF,ao lado tem uma pesquisa,deixe seu Voto e um comentário,uma critica ou elogio, sua participação é muito importante, para que possamos levar ao Conselho Municipal de Saúde.

14 comentários:

  1. Anônimo12.12.10

    Queria fazer uma reclamaçao
    É um absurdo. Se você estiver com uma gripe ou precisando de curativo, tem que arranjar outro jeito. Não é justo, o médico Dr Rafael estasempre de Ferias. O Dr Alan que atendia aqui é adorável e, com certeza, não se incomodaria de continuar consultando no posto. Se a gente não tivesse ficado sem médico, mas a única coisa que fizeram foi colocar uma placa escrita à caneta, falando que não tem médico e nós temos que engolir, Edilma.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12.12.10

    é aki tem pessoas ki trabalham em postos de saude ki so ker ser a tal ,grande coisas ki salario ganham viu kk,se um dia eu for mal tratado por alguma ki se cuide ok....meu deus coloki kem ker trabalhar nao um monte de nariz empinados ki nao tem nada na vida mas se acham ,ho trabalho lindo esses de prefeitura...

    ResponderExcluir
  3. Armando12.12.10

    QUEM VÊ ESSA FOTO ASSIM ATÉ PARECE QUE ELES TRABALHÃO,SE VOÇE QUISER SE ESCONDER DO DOUTOR RAFAEL É FACIL E SO FICAR NO POSTINHO ELE NUNCA TÁ LÁ,E AS ENFERMEIRA, SE VOÇE FOR LA PEDIR PARA VERIFICAR A PRESSAO VOÇE MORRE,VOCES ESTAO GOSTANDO DA ATUAÇÃO DE SOLANGE COMO SECRETARIA DE SAUDE NÉ? MAS É O CONTRÁRIO O PREFEITO NÃO VÊ A HORA DE TIRA-LA DO CARGO DE SECRETÁRIA POIS ELA NÃO DA VOTO PARA ELE TENTAR ALGUMA COISA EM 2012.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13.12.10

    O POVO MAL AGRADECIDO EM VEZ DE FICAR CONTENTE COM PSF QUE TEM,FICA CRITICANDO,MANDA LÁ PARA O BAIRRO SANTA CECILIA OU PRO BAIRRO DA VILA SANTO ANTONIO ,DEPOIS PERDE AI FICA CHORANDO

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13.12.10

    COMO PODE AS PESSOAS FALAREM SEM NENHUM CONHECIMENTO DE CAUSA, O ANONIMO ACIMA SÓ FALOU BESTEIRA, O PSF DA GRANJA GUARANI SÓ ESTÁ LÁ PORQUE O TERRENO FOI DOADO, E O PREFEITO DA EPÓCA PARA RECEBER VERBA DO GOVERNO FEDERAL TERIA QUE FAZER, E QUANTO AS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM MAL É PORQUE NÃO EXISTE FICALIZAÇÃO, POIS A FESO RECEBE UM BOM DINHEIRO PARA ADMINISTRAR OS PSF, E NÃO DEVEMOS MANDAR PARA OUTROS BAIRROS PSF QUE SÓ TEM FACHADA, POIS O SERVIÇO É MUITO FRACO. ESSE PSF TEM QUE MELHORAR MUITO PARA SER PSF.

    ResponderExcluir
  6. O PSF funciona sim, só que as pessoas querem ser atendidas de imediato não tem paciência de esperar e ainda são grosseiras com os funcionários, quando passam mal em vez de procurar um hospital procuram o PSF, e depois reclamam do atendimento, os moradores tem que entender que o posto é um trabalho de prevenção e não emergencial, sei que precisa de melhorias no atendimento como em todo órgão público, mas falar que é uma porcaria ai é demais. As pessoas vão lá medir a pressão e querem que o mundo pare para serem atendidas, não querem nem saber se ali tem um cronograma a ser cumprido

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5.1.11

    Reclamaram tanto do Hospital das Clínicas e o que aconteceu?
    Fechou!
    Assim como todos queriam!
    Agora vão pra UPA ficam de 3 a 4 horas esperando atendimento como acontecia no HCT,sendo que na UPA nunca resolvem o problema,chegam com dor no pé e saem com Pneumonia por causa do ar condicionado,devem estar querendo a mesma coisa com o nosso PSF.Depois só não reclamem!
    População mal agradecida!!!
    Na época do Dr Alan,da Dra Regina,da Dra Patrícia tb só sabiam reclamar!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6.1.11

    Falam da UPA mas aquilo é aparelho de primeiro mundo reclamem do ar condicionado e o local de espera do HCT, que era só vento e chuva na cara, e o banheiro sempre imundo, e a espera era muito mais de 4 horas e o paciente ficava nos corredores, fala sério o problema da UPA são os médicos, bota médico que queira trabalhar e voces irão ver.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo16.1.11

    Pois é querido ANÔNIMO aí de cima,se a aparelhagem da UPA resolvesse tanto assim o nosso problema,não teria sido o HOSPITAL DAS CLÍNICAS e o SÃO JOSÉ q estariam lotados desde a madrugada do dia 12/01/2011,após essa terrível catástrofe q caiu sobre as nossas cabeças!
    Mais uma vez peço q o Excelentíssimo Prefeito reveja os seus conceitos e reavalie o q vem acontecendo com a nossa SAÚDE e com a nossa CIDADE,pois nem uma pequena Vila de casas poderia ficar sem um Hospital ainda mais uma cidade do tamanho de Teresópolis.Estamos laragados,abandonados a nossa própria sorte pelo poder público.
    Meus Deus e Imaculado Coração de MARIA nos abençõe.Amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14.10.12

    O povo deveria se informar mais, procurar saber como funciona o sistema, para depois cobrar os seus direitos, muitas vezes reclama sem fundamento, e isso atrapalha um pouco.Um povo que procura estudar e se informar ajuda a melhorar a educação e a saúde.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10.1.13

    Pois bem, o problema foi resolvido,os que reclamavam do Dr.ninguém vai precisar mais se esconder no postinho pois chegava da varzea e vi quando ele e as mulhers q trabalham c ele retiravam as caixas com as coisas dele, perguntei o que estava acontecendo e ele me respondeu que se demitiu!E agora a quem vocês iram recorrer?Bando de Carniceiro

    ResponderExcluir
  12. Anônimo21.2.13

    que deus abençoe a nova medica ,e toda equipe do nosso posto ,temos que valorizar tudo que temos e ajudar ,,,pois tem muitos lugares que nem isso tem ,,,portanto vamos dar graças a deus e valorizar as pessoas que nos ajudan,,,pois precisamos de cada um deles ....

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21.2.13

    foi muito bonita a posse da amagg que deus abençoe a todos com muito carinho ,,,,parabensss..

    ResponderExcluir
  14. Anônimo18.3.13

    vamos todos em conjunto lutar e nos prevenir sobre o mosquito da dengue... a prevenção salva vidas ,,,,temos que usar o nosso blog para colocar coisas boas e aproveitar a oportunidade de participar do crescimento do nosso bairro ,,,,vamos lutar juntos amigos .,,,fora mosquito da dengue ...beijos em todos geizilane

    ResponderExcluir