segunda-feira, novembro 29, 2010

Por que somos solidários?


A topografia e a hidrografia da Granja Guarani e da Pedreira livram nossos bairros de maiores problemas com inundações.
Melhor explicando: os bairros cresceram em torno de várias encostas e os cursos d'água são de pequeno volume.
Mesmo com chuva forte, a água tem para onde escoar.
A única exceção é o rio que alimenta as cachoeiras no interior do Parque Nacional, que também corta a parte alta da Granja, mas, em locais onde não há concentração urbana.
Em compensação, anualmente sofremos com graves problemas de deslizamento de barreiras com as fortes chuvas do verão.
O solo fica encharcado e quem mora próximo às encostas passa por apuros tão ou mais graves que os provocados pelas enchentes, como a que ocorreu em Canoas.
O breve histórico é somente para lembrar que os moradores da Granja e Pedreira conhecem muito bem as mazelas provocadas pelas catástrofes naturais.
Já estamos acostumados com a solidariedade porque, nossos bairros são formados por famílias que se conhecem há décadas.
Não somos um agrupamento de pessoas, comuns nas classes médias e altas, onde o vizinho do apartamento de cima não dá nem boa dia ao moradores do apartamento de baixo.
Por estes e outros motivos, estamos sempre prontos a auxiliar o mais necessitado, seja nos bons ou nos maus momentos.Boa semana a todos.
Cesar Rodrigues
Jornalista
São Sebastião-SP

4 comentários:

  1. Anônimo29.11.10

    LINDA MATERIA E PARABENS A TODOS DA,AMAGG
    SILVIO

    ResponderExcluir
  2. Somos solidários porque passamos as mesmas dificuldades, quando chove, quando cai barreiras e até mesmo quando estamos na seca, porque sabemos quanto custa cada problema que passamos, porque o nosso vizinho e tão ou mais necessitado que nós, por isso nos unimos, porque fica mais facil vencer os obstáculos. Quando falece alguém nós fazemos um "ratatá" e conseguimos alcançar o objetivo, precisamos fazer alguma festa fazemos o mesmo e novamente o objetivo foi alcançado e assim é aqui nesta comunidade que todos se conhecem e sabem das dificuldades do nosso vizinho, e sempre nos ajudamos vencendo um problema de cada vez, e será assim sempre porque nos respeitamos. O meu muito obrigado a cada um de vocês que fizeram deste blog ser grande da maneira que está, sejam bem vindos, e comentem sempre criticando positivamente ou elogiando e até mesmo dando dicas que serão sempre bem vindas, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a todos que contribuirao este é um lindo gesto de amor com todos do Bairro de Canoas sem conhecer ninguem naquela comunidade vi varias pessoas correndo com sacas para entregar para o Pastor Fabricio Parabens GG

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30.11.10

    Parabens a todos que contribuirao este é um lindo gesto de amor com todos do Bairro de Canoas sem conhecer ninguem naquela comunidade vi varias pessoas correndo com sacas para entregar para o Pastor Fabricio Parabens GG

    ResponderExcluir